São Paulo – A Secretaria de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo de Campinas vai organizar uma missão de empresários para participar da Big 5 Show, maior feira do ramo de construção do Oriente Médio, que acontece de 22 a 25 de novembro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
A participação foi confirmada nesta quarta-feira (01) por Rui Rabelo, titular da pasta, durante reunião na sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em São Paulo. É a primeira vez que o município organiza um grupo de empresários para expor em uma feira no Oriente Médio.
Segundo Rabelo, a participação na Big 5 faz parte de um projeto de indução do desenvolvimento das áreas cobertas por sua secretaria e o Oriente Médio é uma região na qual o município identifica um “grande potencial”.
A missão a Dubai será organizada em conjunto com a Secretaria de Cooperação Internacional e a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Campinas, além das regionais do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon) e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) no município.
“A nossa expectativa é que a gente possa atrair muitos empresários, e que eles entendam não só como uma feira de oportunidade de negócios, mas também como a oportunidade de conhecer novas culturas e ter a visão de novos negócios”, diz Rabelo. “Eu acho que existe muita coisa que Campinas precisa mostrar, e estamos indo também para colocar Campinas como oportunidade de destino de investidores, de pessoas que procuram o Brasil para fazer negócios”, explica.
Além da participação dos empresários, a cidade terá também presença institucional na feira, com a exibição de vídeos, painel e material de divulgação do município.
Rabelo lembra que a região metropolitana de Campinas possui grandes indústrias fabricantes de pisos, cerâmicas, acessórios para banheiros, tintas e também grandes construtoras. Ele destaca ainda a presença de um importante pólo de tecnologia, com 11 centros de pesquisas e duas universidades.
Para o secretário, os empresários devem ter uma visão ampla sobre a participação na Big 5. “É uma oportunidade de fazer negócio, mas também para ter parâmetro do mercado, saber o que tem de tecnologia, o que os concorrentes estão fazendo, o que o mundo está fazendo em termos de construção.”
Segundo Rabelo, Campinas está passando por uma grande expansão imobiliária, com necessidades de atração de investimentos para a cadeia hoteleira, especialmente no setor de centros de convenções e feiras. “Temos grandes oportunidades de investimentos e de negócios em Campinas, que estão atraindo grupos do mundo inteiro na área de construção pesada.”
Entre os grandes empreendimentos que serão construídos na região estão a instalação de dois projetos de transporte ferroviário, um ligando o centro de Campinas ao aeroporto de Viracopos e outro que fará a interligação entre as cidades de São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro.
“Estamos fazendo uma expansão da área urbana de uma área de, aproximadamente, 20 milhões de metros quadrados. Essa expansão vai permitir grandes investimentos na área de logística, de indústria e na área de serviço e comércio exterior. Então, essa oportunidade de expansão imobiliária vai significar muitos investimentos para a iniciativa privada. Com a expansão de Viracopos, provavelmente, esse aeroporto passe a assumir a liderança de carga área no Brasil. Isso vai demandar todo um complexo de serviços em torno de Viracopos e de todas as cidades que compõe a nossa região metropolitana”, completa o secretário.
Durante a reunião na Câmara Árabe, Rui Rabelo conversou com o secretário-geral da instituição, Michel Alaby, com a gerente de Comércio Exterior, Francisca Barros, e com a gerente de Marketing, Andréa Monteiro. O secretário estava acompanhado de Ali El-Khatib, coordenador do Núcleo de Estudos Árabes da Faculdade de Campinas.

