Algérie Presse Service*
Ottawa – O governo do Canadá pediu cooperação da Argélia no setor de transporte e armazenamento de gás natural liquefeito (GNL) e em segurança de unidades de armazenamento do produto. A solicitação foi feita ao ministro dos Transportes argelino, Mohamed Maghlaoui, pelo seu colega canadense, Lauwrence Cannon, durante uma reunião que tiveram em paralelo à 36ª sessão da Organização Internacional para Aviação Civil, em Ottawa, Canadá.
Segundo nota publicada pela Embaixada argelina no Canadá, ambos os países buscam cooperação nesta área, incluindo consultoria na "construção de um terminal de gás em Rabaska, no Quebec". A cidade de Rabaska fica no rio São Lourenço, próximo à cidade de Quebec, e há um projeto para a construção de um gasoduto de 42 quilômetros ligando a cidade à rede de distribuição de gás das províncias de Quebec e Ontário. As parceiras neste projeto são a Gazmetro, do setor de gás no Canadá, a Enbridge, empresa de transporte de gás norte americana, e a Gaz de France, do setor de gás na França.
Os dois ministros também discutiram a abertura de um escritório da empresa aérea argelina Air Algerie em Montreal, para a "consolidação do vôo da empresa entre Argel e Montreal que foi inaugurado em 15 de junho deste ano, simplificando o transporte da comunidade argelina que mora no Canadá e as viagens de empresários canadenses rumo à Argélia", segundo a nota da embaixada.
*Tradução de Mark Ament, com informações da redação da ANBA

