São Paulo – O cantor marroquino Mamoun Amri, conhecido no Brasil como Mamo Marroquino, nunca imaginou que suas canções poderiam fazer sucesso no país do Carnaval. Em 2007, quando recebeu um convite para cantar no Brasil, a idéia era passar um mês e retornar ao Marrocos, mas o carinho do povo brasileiro pela música árabe fez com que o cantor mudasse seus planos e se estabelecesse no país.
“Fiquei muito surpreso quando vim para cá. Nunca pensei que fosse encontrar uma comunidade árabe tão grande”, afirmou o cantor, que já está há três anos no Brasil e falando português. “Quando pensava no Brasil, pensava em futebol, carnaval e Amazônia”, acrescentou.
De acordo com Amri, seu apelido de Mamo Marroquino surgiu no Brasil. “Foram os próprios brasileiros que começaram a me chamar desse jeito e assim ficou”, disse. As músicas cantadas por Amri são de origem libanesa, síria, egípcia, saudita e marroquina. “Os brasileiros adoram”, afirmou.
A banda do Mamo Marroquino é formada por músicos brasileiros, sírios, libaneses e egípcios, que tocam teclado, bateria e derbake, instrumento árabe de percussão. “É uma banda árabe, não apenas marroquina, pois temos a mesma cultura, somos uma família”, disse Amri, que também tem bailarinas e bailarinos no grupo, que dançam as danças folclóricas e a famosa dança do ventre.
O público dos shows de Amri varia de crianças até os mais velhos. Segundo ele, além das famílias árabes, muitas famílias brasileiras assistem aos shows. Toda quarta-feira, a banda do Mamo Marroquino se apresenta na casa de show Bantu, em São Paulo. Além dela, o cantor faz diversos shows pelo Brasil e em festas de casamento e aniversários.
A popularidade de Amri já chegou até no cinema brasileiro, com uma participação no filme “É Proibido Fumar”, de Anna Muylaert, com os atores Glória Pires e Paulo Miklos. O cantor também já participou de diversos programas de TV de canais como Record, Gazeta e Rede TV. “Além da música, gosto de falar sobre o meu país, divulgar a nossa cultura”, disse.
De acordo com ele, enquanto estiver crescendo profissionalmente no Brasil, Amri não pretende voltar ao Marrocos. “Também sonho em cantar e fazer shows na Síria e no Egito, países que eu gosto muito”, afirmou.
Trajetória
Nascido em 1979, na cidade de Berkane, no nordeste do Marrocos, Amri iniciou sua carreira aos 10 anos de idade, quando cantava músicas religiosas e em festas infatins. Aos 14 anos, ingressou no conservatório musical de Belas Artes no Marrocos, onde aprendeu a interpretar outras músicas de origem árabe.
Até o ano de 2006, Amri cantava em casamentos na Tunísia, Argélia e Marrocos e se apresentava com seu grupo em diversas cidades turísticas em seu país, como Marrakech e Casablanca. Foi em um desses shows que o cantor conheceu uma produtora brasileira que o convidou para vir ao Brasil. “Me apaixonei pela hospitalidade brasileira. Quero continuar aqui, por enquanto”, afirmou.
Contato
Tel. +55 11 8470-8050
Email: contato@mamomarroquino.com.br
Site: www.mamomarroquino.com.br

