Da redação*
São Paulo – A capacidade de movimento de passageiros nos aeroportos dos Emirados Árabes Unidos deve quase quadruplicar nos próximos dois anos, dos atuais 33 milhões para 120 milhões de passageiros por ano, segundo informa o jornal Khaleej Times, de Dubai. Este crescimento é devido a investimento de 73 bilhões de dihrans (aproximadamente US$ 20 bilhões) que está sendo feito em vários projetos aeroportuários no país.
O aumento de capacidade reflete o forte crescimento do setor aéreo dos países da região, acompanhado de aumentos de frota e de destinos servidos. Em entrevista ao jornal árabe, Colm McLoughlin, presidente da Associação de Duty Free Shops do Oriente Médio, afirmou que o movimento de passageiros no Aeroporto de Dubai tem crescido 15% ao ano nos últimos cinco anos e deve superar 25 milhões já em 2006.
No mês de outubro, o número de passageiros que passou no aeroporto excedeu 2,25 milhões de passageiros, contra 1,9 milhão em outubro de 2005. De janeiro a outubro deste ano, o volume de passageiros no aeroporto já soma 23,58 milhões – um aumento de 15,46% quando comparado ao mesmo período em 2005.
"Com todos os projetos de expansão que estão sendo feitos na região, a capacidade combinada de recebimento de passageiros dos aeroportos do Oriente Médio deve alcançar 320 milhões até 2012", declarou McLoughlin.
*Tradução de Mark Ament

