São Paulo – As bijuterias da artesã Maria de Lourdes Amado, confeccionadas com capim dourado, fibra natural brasileira, fizeram sucesso no Salão Internacional de Artesanato Tradicional e de Arte da Argélia, realizado no final de março. As 100 peças levadas pela artesã foram vendidas no evento. “Foi uma feira muito boa. Fiquei muito feliz. Senti o meu trabalho valorizado”, afirmou Lourdes.
Esta foi a segunda participação da artesã em uma feira no país árabe, localizado no Norte da África. Em julho do ano passado, Lourdes participou do Festival Cultural Pan-Africano. “Como eu já conhecia o gosto das argelinas, eu levei exatamente as peças que elas gostavam”, disse Lourdes, que produziu os brincos, colares, pulseiras, cestos e vasos em capim dourado especialmente para levar para as mulheres árabes.
Os brincos confeccionados com pedras, como esmeralda, ônix e quartzo foram os mais procurados. “As mulheres de lá são muito vaidosas”, disse Lourdes. O espaço foi organizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Distrito Federal (Sebrae-DF) e Associação Brasileira de Gemas e Jóias (Abragem).
Entre os compradores, a artesã vendeu 30 peças para um lojista argelino. “Ele já me conhecia da outra feira”, disse Lourdes, que vendeu cestos, vasos e fruteiras para o lojista. De acordo com ela, um proprietário de uma rede de lojas do país árabe também ficou interessado nas peças de capim dourado, o que pode render um pedido de 200 peças ou mais. “Ele ficou de entrar em contato”, afirmou.
Lourdes não tem planos de voltar à Argélia, mas se surgir um convite ela volta. Atualmente, a artesã exporta para Itália, França, Japão e Espanha. Os pedidos são feitos pelo site da empresa (www.capimdourado.net).
Tradição
Todas as peças de capim dourado são produzidas à mão. A equipe de 13 artesãos é coordenada por Lourdes e sua filha. “Trabalho para manter viva a nossa cultura”, disse ela, que aprendeu a trançar o capim com a avó e hoje ensina para o neto. A ideia dela não é de trabalhar em largas produções. “Prefiro atender pequenas encomendas. Trabalho com um público seleto”, afirmou.