Dubai – O governo da Arábia Saudita apresentou um pedido formal para que a capital do país, Riad, seja a sede da exposição universal Expo 2030. A edição atual da mostra, a Expo 2020, ocorre em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos até o final de março de 2022. O tema proposto pelos sauditas foi “A era da mudança: Liderando o planeta a um amanhã previsível”. O anúncio foi feito pelo príncipe herdeiro, Mohammed bin Salman. A capital saudita concorre com Moscou (Rússia), Roma (Itália), Busan (Coreia do Sul) e Odessa (Ucrânia).
Uma carta foi entregue pelo diretor executivo da Comissão Real para a Cidade de Riad, Fahd Al-Rasheed, em Paris, no órgão organizador da exposição universal, o Bureau International des Expositions (BIE), e recebida pelo secretário-geral do BIE, Dimitri Kerkentzes (foto acima). Salman afirmou que o mundo vive um momento de muitas mudanças e enfrenta necessidade sem precedentes de ação coletiva da humanidade. “É claro que o mundo inteiro, como um coletivo, precisa trabalhar junto para prever o futuro e enfrentar, com suas mentes mais brilhantes, os desafios e oportunidades que emanam dessa mudança”, acrescentou.
“A Expo 2030 em Riad coincidirá com a culminação da Visão 2030 do reino”, disse Salman. A Visão 2030 da Arábia Saudita é um programa estratégico de diversificação da economia do país para reduzir a dependência do petróleo, além de desenvolver setores de serviços públicos como saúde, educação, infraestrutura, recreação e turismo, e foi lançada pelo príncipe herdeiro em 2016.
Salman também disse que “a World Expo 2030 representará uma oportunidade extraordinária de compartilhar com o mundo nossas lições dessa transformação sem precedentes”. Em nove anos, a Expo acontecerá de 1º de outubro de 2030 a 1º de abril de 2031.
A Comissão Real para a Cidade de Riad, que é a autoridade responsável pela cidade de Riad, vai liderar a candidatura saudita para a Expo 2030. Detalhes adicionais da proposta serão apresentados ao BIE em Paris em dezembro.
A Expo 2020 Dubai foi atrasada em um ano pela pandemia de covid-19 e recebe 192 países em seus pavilhões. O vice-presidente dos Emirados Árabes e governante de Dubai, Mohammed bin Rashid Al Maktoum, demonstrou apoio à candidatura saudita pelas redes sociais. “Daremos aos nossos irmãos acesso ao conhecimento e experiência que adquirimos ao longo de sete anos de preparação para a Expo”, escreveu no Twitter.
As exposições universais são um encontro global de nações dedicadas a encontrar soluções para os desafios urgentes de seu tempo, e acontecem desde 1851.
*Com informações do jornal saudita Arab News.