São Paulo – A Caramuru Alimentos, maior empresa de capital nacional no processamento de soja, milho, girassol e canola, acaba de receber a certificação halal para nove produtos de sua linha. Com isso, ela pretende aumentar suas exportações para o mercado árabe, o qual, atualmente, atende por meio dos Estados Unidos e Europa.
A certificação foi realizada pela Central Islâmica Brasileira de Alimentos Halal (Cibal Halal), neste mês de junho, nas plantas de Itumbiara e de São Simão, ambas no estado de Goiás. Agora, o óleo de soja refinado, óleo de milho refinado, óleo de canola refinado, óleo de girassol refinado, óleo de soja degomado, destilado de óleo de soja, lecitina de soja, farelo de soja tostado e farelo de casca de soja já estão aprovados e certificados dentro da lei islâmica.
"Estes são os produtos principais. A gente vai observar o que acontece no mercado e, se for o caso, certifica outros também", diz César Borges de Sousa, vice-presidente da Caramuru.
O executivo conta que decidiu requerer a certificação, pois a empresa está sempre interessada em atender a diversos mercados. "A gente soube dessa necessidade para vender para este mercado [árabe], então tomamos a iniciativa. Ficamos prontos, porque, uma vez que tenha a oportunidade, queremos atender".
Sousa conta que a empresa exporta cerca de 40% de sua produção, gerando um faturamento anual de US$ 450 milhões com as vendas externas. Ele acredita que a certificação pode abrir novos caminhos no mercado árabe. "Com a certificação, podemos olhar com mais tranqüilidade para estes países", explica.
A necessidade de importação de alimentos dos países árabes é outro fator que anima o vice-presidente da Caramuru. "Em geral, são países que não têm muita produção agrícola, e o Brasil é um dos principais players desta área. A gente tem muito interesse em exportar principalmente produtos de valor agregado e não só matéria–prima", diz. O faturamento anual da empresa é de US$ 1,1 bilhão.
Contato
Caramuru Alimentos
Tel: + 55 64 3404-0200
Site: www.caramuru.com

