Isaura Daniel
São Paulo – Uma das mais famosas grifes brasileiras de moda jovem, a Carmim, está nas butiques dos Emirados Árabes Unidos e do Líbano. A marca paulista chegou no mundo árabe há cerca de quatro anos, depois que começou a mostrar suas criações na Prêt à Porter, feira de moda de Paris que é visitada por alguns dos mais importantes importadores do setor. Hoje, os árabes estão entre os principais clientes internacionais da Carmim.
Tanto que no ano passado, o cliente da Carmim em Dubai, uma rede de lojas que tem exclusividade local na venda da marca, esteve no Brasil a convite da empresa. "Em vez de irmos até Paris, no ano passado montamos uma estrutura para receber nossos melhores clientes no Brasil", diz o diretor de marketing da grife, Reynaldo Pasqua Filho. A Carmim recebeu 14 importadores da Itália, Holanda, Espanha, Emirados e da francesa Ilhas Réunion.
De acordo com Reynaldo, os árabes compram da Carmim principalmente os jeans. O que mais chama a atenção dos importadores, em geral, segundo o diretor de marketing, é o toque de sensualidade e de alegria das roupas. Neste inverno, por exemplo, a coleção da grife é inspirada na realeza do Período Medieval e na rebeldia do rock. Assim, os bordados e a pedraria se misturam às caveiras, às tatuagens e às rosas vermelhas.
As exportações da Carmim começaram após a participação da grife na Prêt à Porter. Atualmente são dez os países para as quais a grife vende suas coleções. Além dos importadores que estiveram no Brasil no ano passado, a empresa também tem clientes na França, Portugal, Grécia, Japão, Bélgica e Líbano. O mercado internacional, porém, ainda não representa muito nas vendas da Carmim, de acordo com Reynaldo. "A operação está apenas começando", explica.
Do Brasil
A Carmim fabrica atualmente entre 700 mil e 800 mil peças de roupas por coleção. A empresa tem uma fábrica própria de jeans em Santo André, no estado de São Paulo, e também terceiriza parte da produção. Toda a criação, porém, é da Carmim, que tem uma equipe de estilistas com cerca de 15 pessoas, coordenada por Renato Caliman, dono da empresa.
No Brasil, a Carmim tem três lojas: uma na rua Oscar Freire, em São Paulo, uma no Shopping Iguatemi, também na capital paulista, e outra em Búzios, no Rio de Janeiro. Em todo o país, no entanto 800 pontos-de-venda multimarcas comercializam as roupas da grife. A Carmim vende moda feminina e masculina e emprega um total de 250 pessoas.

