São Paulo – As ruas e praças de algumas das principais cidades libaneses recebem a partir de hoje (22) um pouco do Carnaval brasileiro. Desfiles, oficinas de samba e percussão fazem parte da programação de 11 dias que a embaixada do Brasil em Beirute e a empresa libanesa Café Najjar prepararam para promover o Brasil no país árabe. A idéia, no futuro, é estabelecer uma escola de samba libanesa-brasileira.
O evento, que recebeu o nome de “Carnaval Café Najjar 2009”, vai receber cerca de 40 passistas e ritmistas da escola de samba Vila Isabel, do Rio de Janeiro. Estão previstos cinco desfiles no país, dois em Beirute, capital, na Praça dos Mártires; um em Zahle, na Avenida Brasil; um em Batroun e outro em Tiro. A cidade de Zouk Mikal não terá desfile, mas vai oferecer uma oficina de percussão no mercado antigo.
O tema dos desfiles é “Café do Brasil”, já que o produto está entre os três principais itens da pauta de exportação brasileira para o Líbano, e é também a origem dos produtos vendidos pela Café Najjar. Para se ter uma idéia das vendas externas, de janeiro a agosto foram exportados US$ 22 milhões de café não torrado ao país árabe, contra US$ 25,6 milhões no mesmo período do ano passado.
Além dos brasileiros que viajaram ao Líbano para os desfiles, também farão parte do “Carnaval Café Najjar 2009” libaneses e brasileiros que residem no país árabe, entre eles dançarinos e músicos. A escola de samba libanesa-brasileira vai contar com comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, ala das baianas, capoeiristas e carros alegóricos produzidos no Líbano sob a supervisão de cenógrafos brasileiros.
Estudantes libaneses de Artes Plásticas também participaram da montagem dos carros e na preparação das fantasias. Até mesmo o samba-enredo foi composto para os desfiles, que farão uma homenagem ao café brasileiro e ao país árabe.
Segundo informações da embaixada do Brasil em Beirute, o Carnaval no Líbano terá um espaço reservado para crianças portadoras de síndrome de Down, que vão participar das oficinas de samba e percussão ministradas por professores brasileiros.
Essa é a primeira edição do “Carnaval Café Najjar 2009”, mas a idéia é realizar o evento uma vez por ano e inclui-lo no calendário turístico libanês, atraindo também turistas de outros países do Oriente Médio.
O evento, que segue até dia 02 de outubro, tem o apoio do Ministério da Cultura do Líbano e do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, por intermédio de seu departamento Cultural. Vale lembrar que a população libanesa, de aproximadamente 4 milhões de pessoas, é menor que o número de imigrantes e descendentes de libaneses no Brasil, que somam cerca de 6 milhões de pessoas.
Mais informações
Embaixada do Brasil no Líbano
Tel.: +961 592-1255

