São Paulo – Os cartões postais do Rio Grande do Norte agora enfeitam o figurino de praia de mulheres das Américas do Sul e do Norte, da Europa e até do Oriente Médio. Com 30% de seu faturamento ligado às vendas externas, a Matersol, de Natal, tem nos maiôs e biquínis pintados à mão com as paisagens do estado um dos seus principais destaques em matéria de comércio exterior. A empresa, que vende para todo o Brasil, quer avançar lá fora em 2012, num cenário em que os árabes, junto com outros compradores estrangeiros, estão na mira.
"De dois anos para cá, começamos um trabalho de ir atrás dos clientes internacionais", explica Déborah Sayonara, diretora administrativa da Matersol. "Antes, eram eles que vinham até nós, nos conheciam em viagens para Natal, por exemplo".
De acordo com a empreendedora, as exportações da Matersol começaram há nove anos. A empresa existe desde 1987. "Vendemos muito para a Europa e para os Estados Unidos", explica Déborah. Entre os principais compradores no velho continente estão países como a Alemanha, Espanha, França, Grécia e Portugal. Em menor escala, a marca já comercializou peças para a Argentina, Paraguai e Uruguai, na América do Sul. No mundo árabe, o Catar é cliente desde 2010. "Estamos negociando para vender mais para lá", diz. Para lá e para outras nações da região. "Os árabes nos interessam muito", afirma Déborah. "Quando vendemos para o Catar, foi tudo muito tranquilo, sem riscos", afirma.
Para ganhar espaço fora do Brasil, a Matersol vai estar presente em mais eventos internacionais em 2012. Por hora, dois estão agendados: um show room na Califórnia, nos Estados Unidos, e uma feira de moda em Paris, na França.
Internamente, o foco está principalmente na oferta de novidades, como a linha fitness, de roupas para ginástica. "Lançamos esses produtos esse ano", afirma Déborah.
Segundo a empresária, a marca tem crescido nos últimos anos pelo fato de oferecer boa modelagem e um número grande de cores e estampas, com a compra de matéria-prima de diferentes fornecedores. "Queremos ter sempre a maior variedade possível", explica Déborah. Outro cuidado está confecção de maiôs e biquínis com detalhes como tules, bordados e as famosas pinturas manuais. "Fazemos vários modelos com desenhos das praias do Rio Grande do Norte, como Piba, Genipabu e Ponta Negra", afirma ela, sempre de olho nos negócios enquanto faz propaganda das belezas de sua terra.
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