São Paulo – A Casa Árabe emitiu uma nota nesta sexta-feira (21) com apelo humanitário para a término das hostilidades no Oriente Médio. Há quase duas semanas, os palestinos e israelenses se enfrentam, em um conflito que tem por um lado Israel e por outro o grupo Hamas, que controla a Faixa de Gaza, onde vivem palestinos.
“É com consternação que se acompanham os graves acontecimentos no Oriente Médio, que enlutam a região e toda a comunidade internacional, sobretudo em razão das significativas perdas em vidas humanas”, diz a Casa Árabe, centro de desenvolvimento institucional das relações entre árabes e brasileiros.
“A comunidade internacional deve envidar esforços no sentido da cessação das hostilidades, do respeito aos lugares religiosos e sagrados e da proteção das populações civis, a fim de assegurar a estabilidade e a convivência pacífica de todos os povos da região, que serão alcançadas inclusive com o reconhecimento dos direitos do povo palestino”, diz o texto.
Segundo a Casa Árabe, a região, de especial significado para as três grandes religiões monoteístas, só prosperará com a paz e a dignidade para todos.