Rio de Janeiro – Um espaço brasileiro para divulgar a cultura, o esporte, a economia e as belezas naturais do país vai funcionar na cidade de Pequim durante todo período dos Jogos Olímpicos. A Casa Brasil promoverá encontros de negócios, seminários e eventos culturais para empresários chineses, jornalistas estrangeiros e o público em geral, de 04 a 24 de agosto.
O propósito da Casa Brasil é o de atrair mais turistas para o Brasil, fortalecer o intercâmbio comercial com a China e divulgar a candidatura do Rio às Olimpíadas de 2016.
Segundo o ministro do Turismo, Luiz Barretto, o espaço de mil metros quadrados vai funcionar em um hotel de Pequim e servirá para intensificar a divulgação da imagem brasileira em um evento que vai contar com a cobertura de cerca de 30 mil jornalistas de diversos países.
“A imagem do Brasil lá fora já é muito boa. A gente vai potencializar essa imagem de um país que tem belezas naturais, tem alta tecnologia, que é um grande exportador mundial, certamente para muita gente que não conhece o país. Nosso alvo é mostrar o Brasil para aquelas pessoas que não conhecem o Brasil”, disse.
Já o ministro do Esporte, Orlando Silva, destacou a oportunidade de divulgar a candidatura do Rio de Janeiro para sede das Olimpíadas de 2016.
“O investimento foi feito para termos um espaço de promoção do país, um espaço de relacionamento com o mundo olímpico, e assim criar condições para que o Rio conquiste o direito de sediar os Jogos de 2016”, disse o ministro.
A Casa Brasil foi apresentada ontem (24), no Rio de Janeiro. O espaço vem sendo instalado em cidades olímpicas desde 1996, mas esta é a primeira vez que conta com o apoio do governo federal, que investirá R$ 10,4 milhões no projeto.
A casa será coordenada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), com o apoio de cinco ministérios – Turismo, Esporte, Cultura, Relações Exteriores e Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior -, além da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

