São Paulo – A agência Morocco Imperial Tour, com sede em Marrakech e em São Paulo, oferece pacotes de turismo tradicional, de aventuras e cicloturismo, e também realiza eventos esportivos, casamentos, encontros de empresários e festas sociais. A empresa começou com serviços de cicloturismo para brasileiros e hoje atende um público predominantemente feminino.
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A jornalista e empresária Lilian Haddad Akkouh se mudou para Marrakech com seu marido, Hadi Akkouh, em janeiro de 2016. A santista de origem síria e libanesa conheceu o atleta e publicitário paulistano de origem marroquina em 2008, quando era repórter e cobria esportes de aventura.
A agência foi criada em 2013, quando Hadi decidiu investir em um negócio que envolvesse o esporte. Junto com seu pai marroquino, Abdelhadi Akkouh, iniciaram a empresa de cicloturismo no Marrocos trabalhando de São Paulo.
Em 2014, o casal viu a demanda da agência crescer, devido aos diversos investimentos em publicidade no Brasil por parte do governo do Marrocos. “A companhia aérea marroquina Royal Air Maroc lançou novos voos do Brasil e o governo marroquino segue com os incentivos até hoje, porque o turismo é a base da economia da população local”, informou Lilian.
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Foi então que o casal tomou a decisão de planejar a vida nova no país árabe. “O Hadi já estava mais familiarizado, pois costumava ir com seus pais para o Marrocos na infância e adolescência”, contou. Lilian se tornou sócia da agência e a mudança para Marrakech foi feita em janeiro de 2016. A adaptação para ela foi um pouco mais desafiadora. “Mesmo sendo árabe, por ser mulher e católica num país muçulmano, demorei um pouco mais a me acostumar.”
Morando em terras africanas, Lilian lançou o blog Pra Lá de Marrakech para contar sobre suas experiências na nova vida e mostrar as belezas do país. O trabalho despertou o interesse do público feminino que tinha vontade de conhecer o Marrocos, e desmistificou muito do que é dito sobre o país árabe.
“Eu recebi muitas mensagens de mulheres que queriam visitar o Marrocos, mas que não sabiam se poderiam ir sem a companhia de homens.” O blog acabou trazendo mais movimento para a agência de turismo e hoje Lilian acompanha grupos de mulheres, tanto em viagens a passeio como no cicloturismo. “Eu diria que as mulheres representam 75% do nosso negócio; acredito que elas se sentem mais à vontade na companhia de uma brasileira que conhece o local”, disse.
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Pedal
Um grupo de oito mulheres de uma família que ela acompanhou fez um trajeto de bicicleta que levou 12 dias, de Tanger a Marrakech, totalizando cerca de 250 km pedalados e mais de 1000 km rodados. “Fazemos roteiros personalizados de acordo com o perfil de cada cliente e temos toda a estrutura de carro de apoio, carreta para carregar as bicicletas e mais de 30 bikes disponíveis.”
A Morocco Imperial Tour é a representante oficial brasileira da prova Titan Desert, com um percurso de 600 km de bicicleta pelo deserto. Eles também representam a corrida de montanha Ultra Trail Atlas Toubkal, com percursos de 12 km a 105 km, considerada uma das mais desafiadoras do mundo.
O que os brasileiros querem
Os principais destinos marroquinos que os brasileiros querem conhecer são o deserto do Saara e Marrakech, além de Fez e Casablanca. “Muita gente quer conhecer Casablanca por causa do filme, sendo que ele nem foi rodado lá; mas a mesquita Hassan II, a maior aberta para não-muçulmanos no Marrocos, é um grande atrativo turístico local”, contou Lilian.
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“Nós sempre recomendamos a visita às cidades imperiais, que são Marrakech, Fez, Rabat e Meknes, passando por Casablanca.” Para ela, o grande desafio do turista é conciliar todos os destinos, porque o deserto do Saara é longe de Casablanca e Marrakech e a viagem pode ser bastante cansativa, portanto é preciso tempo e disponibilidade.
Para os brasileiros que estão pensando em visitar o Marrocos, é recomendado informação e suporte em primeiro lugar, evitando o “barato que sai caro”. Contratar uma agência e serviços de quem conhece o local é muito importante para evitar ciladas. “Muitas vezes a pessoa quer economizar e por já ser viajada acha que consegue fazer tudo sozinha, mas chega aqui e tem de andar por 30 minutos para chegar em seu hotel perto do souk (mercado)”, conta Lilian.
A barreira do idioma também pode ser um problema. O país utiliza os idiomas árabe marroquino, berbere e francês. “Eu e Hadi falamos francês, inglês e um pouco de árabe, e temos guias locais; isso tranquiliza nossos clientes.”
O diferencial da agência boutique, para Lilian, é conseguir mostrar o que os brasileiros querem ver numa viagem como essa. “O Marrocos tem de tudo, praia, deserto, montanha, neve, uma cultura riquíssima, e nós extraímos o mais interessante para o nosso público com um serviço diferenciado. Queremos maximizar a experiência do turista brasileiro, com conforto e segurança”, completou.
Para conhecer mais sobre a vida no Marrocos, acesse o blog Pra Lá de Marrakech.
Para visitar o Marrocos com a Lilian e o Hadi, acesse Morocco Imperial Tour.