São Paulo – O governo do Catar anunciou quinta-feira (06) que vai desenvolver o projeto Barzan Gas, em parceria com a companhia Exxon Mobil, dos Estados Unidos, para produção e processamento de gás natural. A previsão é de sejam produzidos 42 milhões de metros cúbicos de gás por dia. As informações são do jornal Emirates Business 24/7, de Dubai, e da agência France Presse (AFP).
O contrato entre o governo do país árabe e a companhia norte-americana foi assinado pelo ministro da Energia Abdullah Al-Attiyah e por Andrew P. Swiger, vice-presidente sênior da Exxon Mobil. "O custo total estimado do projeto é de cerca de US$ 8,6 bilhões", declarou o ministro o ministro do Catar após a assinatura do acordo, segundo o jornal.
O projeto será desenvolvido na cidade industrial Ras Laffan e operado pela companhia RasGas. O gás processado nas novas instalações virá do Campo Norte do Catar e será fornecido a usinas elétricas e indústrias, de acordo com nota divulgada à imprensa. A usina deve começar a operar em 2014. A estatal Qatar Petroleum detém 93% do projeto e os 7% restantes pertencem à Exxon Mobil.
O país árabe, que é o terceiro maior do mundo em volume de reservas de gás, anunciou em dezembro último que aumentou sua capacidade de produção de gás natural liquefeito para 77 milhões de toneladas ao ano, reforçando sua posição de maior produtor mundial da commodity.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

