São Paulo – O Catar apresentou na Organização Mundial do Comércio (OMC) reclamações contra a Arábia Saudita, Bahrein e Emirados Árabes Unidos. Segundo informações divulgadas nesta sexta-feira (04) pela instituição multilateral, os catarianos requereram a realização de consultas com seus vizinhos sobre medidas que em tese restringem o comércio de bens e serviços do país.
No início de junho, os três países do Golfo mais o Egito anunciaram a suspensão das relações diplomáticas com o Catar e restrições ao trânsito de pessoas, bens e veículos de e para o território catariano, sob a alegação de que o Catar apoia o terrorismo, o que o país nega. Além dos embargos, o grupo apresentou uma série de demandas a serem cumpridas pelo governo catariano para que as relações sejam normalizadas.
De acordo com a OMC, os requerimentos como os apresentados pelo Catar normalmente servem para dar início a uma disputa entre membros do órgão. O processo abre a possibilidade de discussões em prol de uma solução e pode evitar um litígio de fato, mas se após 60 dias não ocorrer um acordo, a parte reclamante pode pedir a abertura de um painel da instituição para julgar a disputa.

