São Paulo – Com custo superior a 1 bilhão de riais catarianos, equivalentes a US$ 269,3 milhões pela conversão atual, o Catar anunciou o início de um projeto de desenvolvimento de estradas e infraestrutura na região oeste da cidade de Umm Slal Mohammed. De acordo com informações publicadas na agência de notícias local estatal, a Qatar News Agency (QNA), o projeto é parte de um plano abrangente para desenvolver serviços de infraestrutura em todo o país.
O início dos trabalhos foi anunciado pela Autoridade de Obras Públicas, conhecida como Ashghal. O projeto estabelecerá rede viária interna e conectividade com instalações públicas e estradas principais. Serão implementados serviços de infraestrutura integrados e avançados, como redes de esgoto e drenagem de águas pluviais, em função da expansão populacional e de projetos comerciais em construção na área.
De acordo com a engenheira de projetos do Departamento de Projetos Rodoviários da Ashghal, Noor Ashkanani, mais de 1.200 postes de iluminação pública, sinalizadores e demarcações viária serão instalados, assim como serão construídos 73 quilômetros de calçadas para pedestres, 12 quilômetros de ciclovias e 5 mil vagas de estacionamento. Obras de paisagismo vão abranger área de 385 mil metros quadrados. A rede de esgoto instalada terá uma extensão de 27 quilômetros.
Antes do início dos trabalhos, a extensão foi dividida em quatro zonas geográficas e as obras serão executadas nelas de forma sequencial para acelerar o término e minimizar o impacto da construção na região. A Ashghal citou o atendimento às necessidades dos moradores e a resposta às demandas de crescimento urbano futuro como principais motivadores da implementação desse projeto.
Leia também:
Catar recebe mais de 191 mil turistas em cruzeiros


