São Paulo – A Embaixada do Catar no Brasil celebrou na quarta-feira (11), em Brasília, a Data Nacional do seu país, colocando em foco os últimos avanços do relacionamento com o Brasil. Em discurso no evento promovido pela data, o embaixador Ahmad Mohammed Alshebani lembrou que este é o ano também da celebração do 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas Brasil-Catar.
Ele disse que a história do relacionamento dos países é marcada por acontecimentos importantes e relatou marcos recentes, como a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Doha, capital do Catar, no final do ano passado, e a participação do emir do Catar, o xeque Tamim bin Hamad Al Thani, na Cúpula do G20, no Rio de Janeiro, atendendo a convite do presidente Lula. O Brasil ocupava a presidência temporário do grupo.
Alshebani também citou a realização da quinta rodada de consultas políticas entre Brasil e Catar, em Brasília, em outubro de 2023, e falou que o intercâmbio comercial entre os países já ultrapassou mais de US$ 1 bilhão em 2024. O Brasil fornece principalmente alimentos ao Catar e o país árabe vende especialmente gás, petróleo e fertilizantes. “Juntos, alcançamos resultados notáveis na política, economia, cultura e outras áreas, o que reflete a profundidade dos laços que unem os dois países amigos”, disse.
O diplomata também deu um panorama aos convidados sobre o seu país e disse que o fundador do Catar, o xeque Jassim bin Mohammed bin Thani, lançou as bases sólidas para a construção de um estado forte e independente, que hoje continua a progredir, se desenvolver e contribuir para a construção de um mundo mais pacífico e próspero sob a sábia liderança do emir, o xeque Tamim bin Hamad Al Thani.
O diplomata também relatou que o Catar estabeleceu uma estratégia nacional abrangente, com plano dotado dos recursos necessários para os próximos anos. “A política externa do Estado do Catar baseia-se em princípios sólidos e bases firmes que tem por objetivo a concretização dos seus interesses nacionais e a promoção dos valores de pertencimento, com total compromisso com as convenções internacionais e cooperação eficaz no enfrentamento dos desafios globais”, disse também.
Celebração
O evento reuniu convidados, entre eles autoridades e diplomatas, que foram recebidos pelo embaixador e demais membros da Embaixada do Catar no Brasil, na casa de eventos Dúnia City Hall da capital federal. A Câmara de Comércio Árabe Brasileira esteve representada pelo secretário-geral e vice-presidente de Relações Internacionais, Mohamad Orra Mourad.
Leia mais:
Catar fará 1ª Cúpula da Aliança Global contra Fome
Catar reforça suporte a investidores globais