São Paulo – O Catar aumentou o tempo de permanência em seu território para turistas em trânsito. Pela nova regra, passageiros que tenham um tempo mínimo de trânsito de cinco horas no Aeroporto Internacional Hamad, em Doha, poderão tirar um visto com validade de até 96 horas (quatro dias) no país, sem necessidade de obtenção prévia. As informações são do site da companhia aérea Qatar Airways.
A nova regra é válida para passageiros de todas as nacionalidades. Pela regra anterior, apenas turistas com uma escala mínima no país de oito horas poderiam requerer o visto de trânsito, que permitia uma permanência máxima de 48 horas (dois dias) no Catar.
Segundo a Qatar Airways, o objetivo da mudança é promover o Catar como um destino mundialmente atrativo para escalas, tornando-as mais fáceis e também mais atraentes para seus passageiros. A mudança foi realizada pelo Ministério do Interior do país do Golfo, mas contou com forte apoio da companhia aérea e da Autoridade de Turismo do Catar.
O visto de trânsito é emitido sem custo na chegada ao Aeroporto Internacional Hamad após a confirmação de que o passageiro irá prosseguir viagem e a realização dos procedimentos de controle de passaporte.
“O Ministério do Interior se esforça para apoiar o crescimento e o desenvolvimento do país, enquanto mantem a segurança de todos os seus visitantes e residentes. Estamos felizes em facilitar ainda mais o movimento dos 30 milhões de passageiros que passam pelo Aeroporto Internacional Hamad todo ano. Nós os convidamos a passar um tempo em Doha e a conhecer a hospitalidade catariana”, destacou Abdullah Salim Al-Ali, diretor do Diretório Geral de Assuntos de Nacionalidade, Fronteiras e Expatriados do Ministério do Interior, segundo nota da Qatar Airways.


