Da redação*
São Paulo – Os governo do Catar e do Bahrein assinaram no domingo (27), em Doha, um memorando de entendimentos com vistas à construção de uma via elevada para ligar os dois países. De acordo com informações do site árabe de notícias econômicas Menareport.com, a estrada terá 40 quilômetros de extensão e deve demorar quatro anos e nove meses para ser construída.
Segundo o site do jornal Bahrain Tribune, a rodovia vai ligar a cidade de Akar, no sudeste do Bahrein, à Ras Ashiraj, no noroeste do Catar. O custo estimado da obra, de acordo com o jornal, é de US$ 5 bilhões.
Metade do traçado, de acordo com informações da agência Reuters, será coberto por pontes com até 131 metros de altura em relação ao nível do mar, para permitir a passagem de navios. Estradas terrestres vão cobrir a outra metade do percurso. Segundo o Bahrain Tribune, já foram feitos estudos topográficos e marítimos com vistas a reduzir o impacto ambiental.
O acordo foi assinado pelo príncipe-herdeiro do Catar, Tamim Bin Hamad Al Thani, e pelo príncipe-herdeiro do Bahrein, Salman Bin Hamad Al Khalifah. Segundo a Kuwait News Agency (Kuna), um comitê conjunto vai elaborar o estatuto de uma agência independente para supervisionar a implementação do projeto.
Al Thani disse que a construção da via está de acordo com a estratégia regional de aproximação entre os países do Golfo Arábico. De acordo com a Reuters, será aberta em breve uma licitação internacional para a construção, assim que os dois países decidirem detalhes do projeto, como a divisão dos custos. A concorrência vai envolver tanto a obra em si, como serviços de consultoria técnica.
O Catar fica em uma península no Golfo Arábico e faz fronteira com a Arábia Saudita em com os Emirados Árabes Unidos. Já o Bahrein é um arquipélago de 35 ilhas localizado entre a Península do Catar e a costa da Arábia Saudita.
*Tradução de Silvia Lindsey

