São Paulo – O Catar será homenageado na 18ª edição da Feira Pan-Amazônica do Livro, que acontece de 30 de maio a 08 de junho, em Belém, no Pará. O país e sua cultura servem ainda de gancho para a realização de diversas atividades que têm o mundo árabe como tema.
“A escolha do Catar se deu em razão da visita da sheikha Moza (Bint Nasser), que veio conhecer os povos indígenas da Amazônia, ano passado, e em razão do Ano Cultural Catar Brasil, no qual foi definido que o Pará seria um dos estados que participaria. Assim, o governador Simão Jatene (PSDB) e o secretário de Cultura Paulo Chaves decidiram homenagear o Catar na feira e, com ele, o mundo árabe”, explica Ana Catarina Peixoto, diretora de Cultura da Secretaria de Estado de Cultura do Pará.
A programação da feira é extensa e inclui palestras, seminários, apresentações musicais, exibição de filmes, sarau de poesias, teatro infantil e outras atividades. A Autoridade de Museus do Catar, entidade que organiza o ano cultural entre o país do Golfo e o Brasil, irá montar uma tenda no evento, com livros, músicos, um calígrafo para escrever o nome das pessoas em árabe e uma mulher para pintar as mãos das visitantes com hena. A tenda também terá café, especiarias e tâmaras à disposição.
“Temos uma colônia expressiva de árabes, principalmente de sírios e libaneses”, conta Peixoto sobre os árabes no Pará. “Os descendentes de árabes são muito atuantes e presentes na vida do estado em áreas como artes, medicina e arquitetura”, afirma.
No sábado (31), Mohammed Al-Hayki, embaixador do Catar em Brasília, ministra a palestra ‘Catar: uma janela para o mundo árabe’. “Vou falar sobre a importância das relações entre o Catar e o Brasil, do livro como uma maneira de fortalecer conhecimentos em várias áreas e aproximar nações”, conta.
O embaixador afirma ainda que o Catar tem excelentes relações com o estado do Pará e que a participação de seu país na feira deve-se à intenção de levar as atividades do ano cultural ao maior número de cidades possível.
Rafah Barakat, chefe do Projeto do Ano Cultural Brasil-Catar 2014 da Autoridade de Museus do Catar, também participará da feira. No mesmo dia da palestra de Al-Hayki, ela fará uma apresentação sobre a mulher catari na sociedade atual.
Escritores
O autor amazonense Milton Hatoum, de ascendência libanesa, também será homenageado na feira paraense. Ele será tema do seminário ‘Um certo Milton Hatoum’, no qual fará a conferência ‘Passagens para certo Oriente’. “Ele é um dos maiores escritores da cena literária da atualidade e é mais um viés de ligação entre nossas culturas”, aponta Peixoto.
Mais nomes importantes da literatura árabe-brasileira, como Assaad Zaidan, Safa Jubran e Mamede Jarouche, entre outros, também participam em seminários e palestras na feira de Belém. A programação completa está disponível no site http://feiradolivro.pa.gov.br.
Serviço
18ª Feira Pan-Amazônica do Livro
De 30 de maio a 08 de junho
Hangar Convenções e Feiras da Amazônia
Av. Dr. Freitas s/n – Marco – Belém – Pará
Entrada gratuita


