São Paulo – O Catar, país árabe do Golfo, vai realizar a primeira Cúpula da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza no ano que vem. A aliança foi lançada oficialmente em novembro deste ano, na Cúpula do G20, na cidade do Rio de Janeiro, como iniciativa da presidência brasileira, que ocupava a liderança temporária do grupo, em uma proposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O assunto foi tema de encontro no sábado (7) do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias, e o diretor executivo do Comitê Permanente para Organização de Conferências (PCOC) do Ministério das Relações Exteriores do Catar, Mubarak Al Kuwari, em Doha. Eles trataram da Cúpula Mundial Sobre Desenvolvimento Social da ONU, prevista para ocorrer de 4 a 6 de novembro de 2025 no país árabe. A cúpula contra a fome ocorrerá juntamente com esse evento.
“Sobre a Aliança Global, entendemos que esse tipo de iniciativa é muito importante, fazemos questão de participar. Queremos trabalhar junto com o Brasil para discutir vários assuntos, especialmente a fome e a pobreza. Ficamos impressionados com a dedicação do Brasil nesse tema. Vamos trabalhar conjuntamente e fazer a primeira Cúpula da Aliança Global, juntos, aqui em Doha”, disse Al Kuwari, segundo nota divulgada pelo ministério brasileiro. Dias lembrou que ela ocorrerá exatamente um ano após a criação da Aliança.
Fórum de Doha 2024
O ministro Wellington Dias cumpriu agenda no Catar no final de semana para participar da 22ª edição do Fórum de Doha. O evento teve como tema central a inovação como essencial para enfrentar os desafios globais como segurança, mudanças climáticas, economia e o ordenamento mundial. Estabelecido em 2000, o fórum é uma plataforma global de diálogo que reúne líderes políticos, formuladores de políticas, representantes do setor privado, organizações da sociedade civil e ONGs.
Ouça:
#Podcast da ANBA 159: Notícias do Catar