São Paulo – O Catar vai inaugurar no próximo mês o estádio Al Thumama, em Doha, capital do país, um dos que receberá jogos da Copa do Mundo da Fifa 2022. A inauguração ocorrerá em 22 de outubro e marcará a conclusão do sexto estádio para os jogos, após o Khalifa International, o Al Janoub, o Education City, o Ahmad Bin Ali e o Al Bayt.
De acordo com informações divulgadas pela assessoria de comunicação da Copa do Catar, o novo estádio terá capacidade para 40 mil lugares. Ele fica no bairro do seu nome. O estádio tem o formato imitando a gahfiya, uma touca tradicional usada por árabes na cabeça, e foi projetado pelo arquiteto do Catar, Ibrahim Jaidah.
O estádio receberá a final da Taça Emir do Catar, torneio de futebol anual que acontece no país árabe. A final será entre os times Al Sadd e Al Rayyan, treinados respectivamente pelo português Xavi Hernnadez e pelo francês Laurent Blanc. O local sediará também jogos da Copa Árabe 2021 entre novembro e dezembro deste ano, além das próprias competições da Copa do Mundo, incluindo quartas de final.
Segundo a assessoria, depois da Copa, a capacidade do estádio será reduzida pela metade. A arena com 20 mil lugares será usada para diversas modalidades esportivas, inclusive o futebol, e serão inaugurados no local uma clínica esportiva e um hotel boutique. O hotel substituirá as arquibancadas superiores do estádio.
Leia mais: Brasileira é chamada para mostrar Catar ao mundo
O entorno do Al Thumama será transformado em centro poliesportivo comunitário com instalações para handebol, vôlei, basquete e natação, além de pistas de corrida e de ciclismo. Também serão criados espaços para lojas e estabelecimentos comerciais, assegurando que o local se torne um polo de atividades.