Da redação
Dubai (Emirados Árabes Unidos) – O Pearl of the Gulf Island (Ilha Pérola do Golfo), maior projeto imobiliário do Catar e o primeiro a oferecer à comunidade internacional domínio absoluto e direitos residenciais, foi inaugurado oficialmente ontem (5) pelo primeiro-ministro do país, o xeque Abdullah bin Khalifa Al Thani.
Esta ilha artificial – fruto da criação da United Development Company (UDC) – cobrirá uma área de mais de 400 hectares e servirá de residência para cerca de 30 mil pessoas em uma comunidade residencial de várias culturas, informou o jornal árabe Khaleej Times.
De acordo com Hussein Al Fardan, presidente da UDC, que apresentou o plano mestre do projeto na cerimônia de lançamento, 10 distritos diferentes serão desenvolvidos nos próximos cinco anos, e os residentes devem tomar posse em setembro de 2006. Estes distritos temáticos terão três hotéis de luxo, quatro marinas para 700 embarcações e 60 mil metros quadrados de espaço para lojas e restaurantes.
As primeiras vendas acontecerão somente em maio. Ainda assim, a UDC já está sendo procurada por pessoas e investidores corporativos interessados em comprar as primeiras propriedades na ilha. "As propriedades estarão disponíveis para quem quiser, de proprietários individuais a instituições. Quando as primeiras casas forem colocadas à venda este ano, esperamos pedidos de várias pessoas interessadas em ótimas oportunidades em termos imobiliários," disse o presidente da UDC.
O Pearl of the Gulf será construído a 350 metros da costa na lagoa West Bay, na região de Doha. Além das três baías, providenciando água e praias abundantes, a ilha também está bastante próxima do centro de Doha e de seus campos de golfe.
Fundada em 1999, a UDC é a maior empresa aberta particular do Catar, e tem ações à venda na Bolsa de Valores de Catar.

