São Paulo – Uma delegação do Catar está no Recife nesta semana para participar da 30ª conferência da Associação Internacional dos Parques Científicos e Áreas de Inovação (IASP, na sigla em inglês), aberta nesta terça-feira (15) no Porto Digital, um dos principais parques tecnológicos do Brasil. A comitiva é liderada pelo diretor-gerente do Parque Científico e Tecnológico do Catar (QSTP), Hamad Al-Kuwari. No ano que vem, a conferência das IASP será no Catar. Pela primeira vez um país árabe receberá o evento.
O Catar está investindo na atração das empresas de tecnologia e na criação de incubadoras, um centro que reúne micro e pequenas empresas, as startups, e que oferece a elas treinamento e gerenciamento em sua área de atuação. Essas companhias e incubadoras ocupam 45 mil metros quadrados em uma zona franca a cerca de 20 quilômetros do aeroporto internacional de Doha.
O Catar obtém a maior parte da sua receita a partir da exploração do gás, das trocas comerciais e das empresas estatais, mas tem investido nos últimos anos na diversificação da economia. Um dos setores beneficiados pelos investimentos do Catar é o de educação e tecnologia.
Em 2006 o país anunciou que investiria anualmente 2,8% do seu Produto Interno Bruto (PIB) em pesquisa. Os Estados Unidos, de acordo com informações do QSTP, investem 0,83% do PIB e a União Europeia, 0,63%. O parque tecnológico do Catar investe em pesquisas nas áreas de energia, meio ambiente, ciências médicas e tecnologia da informação e da comunicação. O QSTP participa da conferência da IASP, no Recife, com um estande que mostra seus projetos para o setor.
A edição deste ano apresenta projetos com o tema “Parques científicos modelando novas cidades”, em que são apresentados propostas e exemplos de projetos que podem melhorar as condições de vida nos centros urbanos. Na edição do próximo ano serão mostrados projetos sobre a tecnologia aplicada no cotidiano.
A conferência deste ano da IASP está sendo realizada no Porto Digital, região do Recife que foi revitalizada nos últimos anos e preparada para receber empresas de tecnologia. Atualmente, 200 companhias estão instaladas na região. Juntas geram renda anual de R$ 1 bilhão e empregam aproximadamente sete mil pessoas. Junto com a conferência é realizado o 23º seminário da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores.
Serviço
30ª conferência IASP/23º seminário Anprotec
Até 17 de outubro
Porto Digital, Recife, PE
Informações: http://iasp2013brazil.com/?lang=pt#


