São Paulo – O Catar vai fechar suas fronteiras para visitantes que não estejam país com intuito de acompanhar a Copa do Mundo da Fifa. A decisão valerá de 1º de novembro a 23 de dezembro de 2022. O anúncio foi feito pelo Ministério do Interior (MOI) do Catar nesta quarta-feira (21) e reportado pela Qatar News Agency, agência de notícias oficial do país.
A medida para controlar a entrada e saída do país do Golfo inclui fronteiras aéreas, terrestres e marítimas. As exceções são os cidadãos do Catar, residentes e cidadãos do Conselho de Cooperação do Golfo que possuam uma carteira de identidade do Catar. Estão também isentos desta decisão os titulares de vistos de recrutamento pessoal e de autorizações de entrada para trabalho.
A decisão faz parte dos esforços das autoridades do governo do Catar para garantir mais facilidade e segurança na entrada e saída do país durante a torneio de futebol. Segundo a Fifa, já foram vendidas 2,45 milhões de ingressos para os jogos.
O Ministério do Interior do Catar indicou que os titulares de cartões Hayya, vinculados aos ingressos da Copa do Mundo, poderão entrar no país a partir de 1º de novembro de 2022 até 23 de dezembro de 2022. Esses torcedores também poderão permanecer no Catar até 23 de janeiro de 2023.