São Paulo – O Comitê Olímpico do Catar (QOC) confirmou discussões com o Comitê Olímpico Internacional (IOC) como parte do processo de seleção da cidade-sede para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2036. Uma nota com as informações foi publicada nesta terça-feira (22) no site do comitê do Catar.
“Acreditamos no poder do esporte para aproximar pessoas e culturas, empoderar indivíduos e liberar o potencial humano, especialmente dos jovens. Nossa participação no diálogo em andamento sobre a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos em 2036 reflete uma visão nacional que coloca o esporte como motor de desenvolvimento e plataforma para promover o entendimento mútuo e a paz entre as nações”, disse o presidente do QOC e do comitê de candidatura, o xeque Joaan bin Hamad Al Thani.
Para sediar as Olimpíadas, além do Catar, já há propostas formalizadas de outros países. De acordo com o xeque Al Thani, que deu as declarações no texto divulgado pelo QOC, o seu país tem atualmente 95% da infraestrutura esportiva necessária para sediar a competição e um plano nacional abrangente para chegar a 100%. “Este plano está enraizado em uma visão de longo prazo que visa construir um legado social, econômico e ambientalmente sustentável”, afirmou o presidente do QOC.
O Catar recebeu a Copa do Mundo da Federação Internacional de Futebol (Fifa) de 2022 e desde então vem crescendo como sede de grandes eventos e competições internacionais. O comitê informa que o país organizou 18 campeonatos mundiais nas últimas duas décadas, que recebeu os Jogos Asiáticos de 2006 e que se prepara para sediar outros eventos globais de prestígio, como os Jogos Asiáticos de 2030.
Leia também:
Qatar Airways antecipa frequência maior para SP


