São Paulo – A companhia de investimento imobiliário Qatari Diar Real Estate Investment Company, do Catar, assinou um contrato de US$ 1 bilhão com a alemã Deutsche Bahn para a implementação de um projeto ferroviário que deverá incluir uma conexão de alta velocidade entre Doha e o Bahrein. As informações foram divulgadas pelo site árabe de notícias econômicas MENA FN.
O projeto prevê uma conexão para transporte de passageiros e carga entre Ras Laffan, a 80 quilômetros da capital Doha, e o município de Mesaieed, no sudeste do país árabe; uma conexão de alta velocidade – incluindo um elevado – entre o novo Aeroporto Internacional de Doha e o Bahrein, país vizinho ao Catar; uma linha exclusiva para transporte de carga; uma linha de metrô em Doha; e trens urbanos entre Lusail, a "Cidade da Educação" (Education City), e o litoral oeste (West Bay) da capital do Catar.
Ainda segundo o site MENA FN, o contrato inclui também a criação de um projeto visual unificado para as diferentes ferrovias a serem construídas no Catar, que vão fazer parte de um sistema ferroviário nacional. As duas empresas também poderão cooperar entre si no futuro.
Fundada em março de 2005, a Qatari Diar pertence ao Qatari Investment Authority, fundo soberano que tem como meta diversificar os investimentos do país árabe e assim reduzir sua dependência do gás natural liquefeito (GNL). O Catar possui uma das maiores reservas de gás do mundo.
Os projetos da Qatari Diar em andamento no país incluem a construção de unidades de habitação popular; o centro de convenções de Doha; o gigantesco projeto Lusail, que vai ocupar uma área de 21 quilômetros quadrados no norte da capital, incluindo bairros voltados para habitação, lazer, empresas e esporte; e o resort de eco-turismo Ras Al-Hadd, em Omã.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

