Da redação*
São Paulo – Começaram oficialmente na terça feira (29) os trabalhos no quinto projeto da empresa de fertilizantes químicos do Catar, que leva o nome de “QAFCO 5”. O custo está avaliado em US$ 250 milhões e o empreendimento será realizado na cidade industrial de Mesaieed. A informação foi publicada hoje no site da TV Aljazeera.
O diretor-geral da QAFCO, Khalifa Abdullah Al-Swaidi, disse que o projeto inclui duas fabricas de amônia, com capacidade para produzir 4,6 mil toneladas diárias, além de uma fabrica de uréia, com capacidade para 3,85 mil toneladas diárias, e outras instalações de apoio.
A QAFCO assinou em dezembro um acordo de execução de projetos de engenharia com um consórcio de empresas formado pela italiana Snamprogetti e pela sul-coreana Hyundai Engenharia e Construção. A previsão é de que as obras sejam concluídas em 38 meses.
A QAFCO foi fundada em 1969 e é considerada a maior empresa produtora de uréia do mundo, exportando seus produtos para mais de 35 países, principalmente para o Sudeste da Ásia, América do Norte, Austrália e África.
*Tradução de Saleh Haidar

