Kuwait News Agency*
Doha – Hoje (29), durante a cerimônia de abertura da 6ª Conferência sobre Gás Natural em Doha, no Catar, o emir Hamad Bin Khalifa Al Thani afirmou que o país deverá produzir 77 milhões de toneladas de gás natural liquefeito (GNL) em 2010, um aumento de 148% em relação à produção atual, que é de 31 milhões de toneladas.
O país já é o maior exportador da commodity. Se a previsão de Al Thani se concretizar, o Catar será responsável por um terço do GNL produzido no mundo. O Catar tem a terceira maior reserva de gás natural do mundo e abriga o maior campo de gás, o North Gas Field, descoberto em 1971.
O país também faz parte do Dolphin Gas Project, juntamente com Omã e Emirados Árabes Unidos. Inaugurado em 10 de julho deste ano, conforme noticiado pela ANBA, o projeto consiste em uma rede de gasodutos transnacionais destinados à exportação de gás natural.
De acordo com o ministro da Energia e Indústria do Catar, Abdullah Bin Hamad Al-Attiyah, atualmente o North Gas Field produz 226,5 milhões de metros cúbicos de gás natural, além de aproximadamente 300 mil barris de condensados e líquidos de gás. A produção do campo deve triplicar até 2012, disse Al-Attiyah.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

