São Paulo – O Catar vai investir de US$ 40 bilhões a US$ 45 bilhões no setor de turismo até 2030. O objetivo é atrair mais de sete milhões de visitantes ao país por ano, número sete vezes maior que o atual. O anúncio foi feito por Issa Al Mohannadi, presidente da Autoridade de Turismo do Catar (QTA, na sigla em inglês), no domingo (23), durante a conferência Turismo no Mundo de Amanhã, em Doha. As informações são do jornal local The Peninsula.
Para Mohannadi, o turismo tem um potencial econômico enorme fora do setor de combustíveis. “Precisamos estar bem preparados para desenvolver uma economia pós-carbono. O turismo é um recurso ainda não explorado. Direcionar o Catar a uma economia de turismo é o primeiro passo após o petróleo e o gás”, afirmou o executivo, de acordo com o jornal.
Segundo Mohannadi, o país está comprometido a investir em turismo sustentável e em hospedagem para atingir a meta estabelecida.
O executivo destacou que a estratégia pretende aumentar a contribuição do setor de turismo no PIB do país de menos de 1% para mais de 3% até 2030, além de ampliar os empregos na área de 25 mil (dado de 2012) para 127 mil no final da próxima década.
“O mundo está mudando e nós precisamos abrir nossos corações e mentes. Precisamos convidar as pessoas para o nosso país para que possamos aprender com elas e para que elas possam aprender conosco”, destacou o presidente da QTA.
Taleb Rifai, secretário-geral da Organização Mundial do Turismo, presente ao evento, ressaltou que o número de viajantes globais passou de um bilhão pela primeira vez em 2012 e deve chegar a 1,8 bilhão em 2030. De acordo com o jornal, o executivo lembrou que o Oriente Médio contribuiu de maneira significativa para este crescimento, passando de 24 milhões de viajantes em 2000 para 52 milhões em 2013, com expectativas de chegar a 150 milhões em 2030.