Construtoras brasileiras tiveram oportunidade de conhecer em Doha, no Catar, uma série de projetos que serão desenvolvidos no país árabe e de fazer contatos com empresas locais em busca de parcerias.
Representantes da Andrade Gutierrez, OAS, Queiroz Galvão, Odebrecht e Fidens, de Belo Horizonte, participaram de um café da manhã com cerca de 60 empresários catarianos.
Até 2018, o Catar pretende investir US$ 26 bilhões em infraestrutura de transporte, boa parte com vistas à Copa do Mundo de 2022, que será realizada no país, de acordo com dados divulgados durante o encontro.
"Há espaços para as construtoras brasileiras atuarem como subcontratadas das empresas locais (nessas obras)", afirmou o CEO da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Alaby, que acompanhou o evento.
Odebrecht, Andrade Gutierrez e OAS têm representantes no país.
A ida das empreiteiras a Doha faz parte de uma missão comercial ao Oriente Médio organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), que vai passar também pela Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.
O gerente do Centro de Negócios da Apex em Dubai, nos Emirados, Sidney Costa, lembrou que as companhias brasileiras oferecem experiência em projetos para eventos esportivos de grande porte, uma vez que o Brasil vai receber a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
Para dar suporte aos empresários brasileiros no Catar, a Apex abriu um escritório em Doha, também sob o comando de Costa.
Ele falou também sobre as oportunidades de investimentos em infraestrutura no Brasil.
Após o café da manhã, os executivos brasileiros tiveram reuniões com os representantes de empresas catarianas, "com boas perspectivas futuras de negócios", segundo Alaby.
O rol de participantes locais incluiu construtoras, incorporadoras, empresas de engenharia e arquitetura, fundos, bancos e até a petrolífera estatal, além de algumas multinacionais.
A delegação brasileira ainda visitou obras em andamento em Doha.
Participaram da programação o embaixador do Brasil, Tadeu Valadares, o chefe o Departamento de Promoção Comercial e Investimentos do Itamaraty, Rubens Gama, e o coordenador de Imagem e Acesso a Mercado da Apex, Ricardo Santana, entre outros.
Fonte: ANBA