São Paulo – A Cátedra Edward Saïd, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), lança na próxima segunda-feira (31) a primeira edição da Revista de Estudos da Contemporaneidade “Exilium”, por sua plataforma online, às 16 horas. Edward Saïd, que dá nome à cátedra, foi um dos mais importantes intelectuais palestinos e um dos grandes defensores das causas árabes.
A sessão de lançamento da revista contará com a participação da reitora da Unifesp, Soraya Smaili, e da pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da universidade, Lia Rita, além das editoras da revista, Olgária Matos e Maria das Graças de Souza.
Em seguida, na mesma plataforma, às 17 horas, a professora doutora Íris Kantor, da Universidade de São Paulo (USP), apresenta a conferência “Mapas árabes e seu apagamento latino”.
De acordo com a apresentação da revista, a Exilium trata de reflexões sobre a contemporaneidade em sua constituição histórica, geopolítica e cultural, em tudo o que ela comporta, tanto de traumas e admiração como de traumas e sofrimentos.
“Tendo por eixo a questão do exílio, do êxodo, das partidas voluntárias ou forçadas por guerras; do racismo, das perseguições ou das perdas de pertencimentos simbólicos e afetivos, o exilium latino tem o sentido de desestabilizar a crença segundo a qual a língua materna ou um lugar de morada nos são próprios por natureza, revelando o exilium como abertura ao Outro, como um primeiro pharmakon ofertado pelo estrangeiro, simultaneamente remédio a uma outra vida e dificuldade em um país estranho e estrangeiro. Como anotou Edward Saïd, em suas ‘Reflexões sobre o exílio’, a respeito do êxodo palestino de suas terras com a fundação do Estado de Israel, um povo foi expatriado e sua condição, desde então, em campos de refugiados, em errância permanente, é a condição que se estende hoje a populações inteiras”, diz a revista.
A publicação de mais de 200 páginas conta com uma seção chamada “Oriente e Ocidente”, que traz um texto de Edward Saïd, “Sobre a universidade”; de Murilo Sebe Bom Meihy, “Xangô vai à Meca: Islã, comércio e as religiões tradicionais iorubás”; e de Laymert Garcia dos Santos, “Mahamoud Darwich, Palestino e Pele-Vermelha”.
A revista Exilium já está disponível e pode ser acessada por este endereço.
Para participar do evento de lançamento, basta acessar a plataforma da Unifesp.
Serviço
Lançamento da Exilium – Revista de Estudos da Contemporaneidade
31 de agosto, 16 horas
Plataforma da Unifesp