São Paulo – O cavalo Atentaddo VE, montado pelo jóquei Waldomiro Blandi, venceu pela segunda vez consecutiva o Grande Prêmio Câmara Árabe, em corrida realizada na noite desta segunda-feira (23) no Jockey Club de São Paulo. O troféu foi entregue pelo presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Marcelo Sallum. A premiação foi criada no ano passado como parte das comemorações do 25 de março, dia da comunidade árabe no Brasil.
O páreo foi exclusivo para animais da raça árabe. “O prêmio é uma maneira de promover o cavalo árabe no Brasil e de mostrar a qualidade da raça no País, que tem um plantel muito bom”, disse Sallum. “E não deixa de ser uma marca ligada à comunidade [de origem árabe] e dos países que representamos”, acrescentou.
Segundo o criador de Atentaddo, José Silvestre Viana Egreja, “há um renascimento da criação de cavalos árabes” no Brasil. O Jockey Club de São Paulo voltou a promover páreos da raça em 2013, após um hiato de nove anos.
Sobre o animal, Egreja afirmou que ele “não nasceu do nada”, pois faz parte de uma linhagem de campeões, com títulos nos Estados Unidos e na Europa, cujo avô o próprio criador importou há cerca de 20 anos.
Dono da Fazenda Campestre, em Penápolis, no interior de São Paulo, Egreja ainda explicou o porquê do nome Atentaddo: “Quer dizer nervoso, agitado!”
Atual proprietário do cavalo de nove anos, Nuri Donizetti José Haddad, acrescentou que o animal venceu seis de oito páreos que disputou, e que as vitórias são resultado “de uma somatória de fatores”, mas ele julga que o principal é o sucesso anterior em provas de enduro.
“Antes de vir para o Jockey, ele correu em enduros de 20 quilômetros, foi campeão; e de 40 quilômetros, foi campeão paulista e brasileiro; e acabou desenvolvendo um coração de fundista que é muito importante”, ressaltou.
Haddad agora quer levar Atentaddo para competir no exterior, na Europa, e gostaria de receber um convite para participar da Dubai World Cup, evento que ocorre anualmente nos Emirados Árabes Unidos.
Antes do Grande Prêmio Câmara Árabe, foi realizado outro páreo exclusivo para cavalos da raça, a Prova Especial Comunidade Árabe do Brasil. A vencedora foi a égua Rhondda Rach, montada pelo jóquei José Moura. O criador é Jamil Saliba, ex-presidente da Câmara Árabe.
As duas corridas foram acompanhadas por diretores da Câmara Árabe, diplomatas de países árabes e convidados.


