Randa Achmawi, especial para a ANBA
e Alexandre Rocha
Cairo e São Paulo – O secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB), Michel Alaby, e representantes das empresas brasileiras que participam da Feira Internacional do Cairo, se encontram hoje (21), na capital egípcia, com diretores da Associação de Empresários Egípcios (EBA, da sigla em inglês). Eles vão discutir a agenda de eventos de negócios, de interesse dos dois países, para os próximos meses.
De acordo com o coordenador egípcio do Conselho Empresarial Brasil-Egito, criado em dezembro de 2003, Ashraf Al Attal, um dos assuntos da pauta é a reunião de cúpula dos chefes de estado árabes e da América do Sul, que vai ocorrer em Brasília em maio.
"Nós deveremos discutir questões ligadas ao envio de uma delegação de empresários egípcios para participar das reuniões que ocorrerão paralelamente à cúpula", disse Attal. "Nós vamos falar sobre a participação dos empresários na cúpula e a idéia de se realizar um seminário e rodadas de negócios em São Paulo após a cúpula", acrescentou Alaby.
Também vão participar do encontro de hoje o embaixador do Brasil no Cairo, Elim Dutra, e a chefe do departamento das Américas no Ministério das Relações Exteriores do Egito, Shadia Farrag, que já foi embaixadora do país árabe em Brasília.
Outra questão que será abordada hoje é a realização da Semana do Egito no Brasil, em setembro ou outubro em São Paulo. "Nós tínhamos pensado em organizar a Semana paralelamente à reunião de cúpula em maio, mas chegamos à conclusão de que isso seria muito difícil, por causa da falta de tempo", declarou Al Attal.
Segundo ele, entre 20 e 25 empresas egípcias vão participar da Semana. "Mas antes de levar estas companhias, queremos estar certos que elas terão parceiros em potencial no Brasil", afirmou Al Attal. Durante o evento haverá um seminário sobre as relações entre o Egito e o Brasil, que vai abordar temas como investimentos, comércio e turismo. "Vão haver também eventos turísticos, culturais e artísticos", acrescentou.
O encontro de hoje vai servir também para preparar a próxima reunião do Conselho Empresarial Brasil-Egito, que deverá ocorrer no Brasil em maio, na época da cúpula, ou em setembro, paralelamente à Semana. A primeira reunião do Conselho foi realizada em março do ano passado e contou com a participação do presidente da Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex).
Rodadas
Enquanto a CCAB e a EBA definem a agenda de eventos, os 11 empresários e representantes de associações setoriais brasileiras que estão expondo na Feira do Cairo vão participar de rodadas de negócios com empresários egípcios.
Do lado egípcio, vão estar presentes os cerca de 30 membros do Conselho Empresarial Brasil-Egito. Cada um dos empresários (egípcios e brasileiros) vai fazer uma pequena apresentação sobre seu respectivo negócio.
A EBA é a entidade empresarial mais importante do Egito. Composta por cerca de 450 associados, ela representa praticamente todos os setores da economia do país. A EBA, que completou 25 anos em 2004, foi a primeira organização do gênero a ser criada no Egito.

