Alexandre Rocha
São Paulo – Representantes da Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB) participaram, na semana passada, do 38° seminário das câmaras de comércio dos países árabes e das câmaras árabes no exterior, em Tunis, capital da Tunísia. O tema principal do evento foi a aproximação das nações da região à União Européia.
Segundo relato do secretário-geral da CCAB, Michel Alaby, que esteve na reunião, os participantes avaliaram que a construção de um acordo de livre comércio entre os árabes e os europeus ficou mais difícil com a recente entrada de 10 países da Europa Oriental na UE. O evento foi promovido pela União Geral das Câmaras de Comércio, Indústria e Agricultura dos Países Árabes
Alaby sugeriu, então, que esta é uma oportunidade para que as nações árabes se aproximem mais da América Latina, aproveitando que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende promover em dezembro, no Brasil, uma reunião de cúpula dos chefes de estado árabes e sul-americanos.
"Essa seria também a oportunidade para uma primeira conversa de aproximação com o Mercosul, para, quem sabe, termos, no futuro, um acordo de livre comércio entre os dois blocos", disse Alaby.
Os representantes árabes falaram também sobre a formação de sua própria zona de livre comércio, prevista, inicialmente, para entrar em vigor em 2005.
Exportadores
Antes, também em Tunis, os representantes da CCAB participaram de um encontro com cerca de 40 exportadores tunisianos, patrocinado pelo Centro de Promoção de Exportações da Tunísia (Cepex) e pela União Tunisiana da Indústria, Comércio e Artesanato (Utica). "Nós apresentamos o Brasil, a política de importações do país, falamos sobre os impostos e sobre como vender para o Brasil", disse Alaby.
Entre os empresários, estavam representantes dos setores de alimentos, autopeças, cerâmicas para decoração e material elétrico. A Utica ficou de selecionar um grupo de empresas que vão participar da Expo Abras, feira que será promovida pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) em setembro no Rio de Janeiro.

