Marina Sarruf
São Paulo – O estande da Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB) na Transnacional, feira de comércio exterior, foi visitado por representantes de mais de 70 empresas até o final da tarde de sexta-feira (20), último dia do evento, que começou no dia 18 no Expo Transamérica em São Paulo.
A missão de empresários e autoridades da Argélia, que chega a São Paula na quinta-feira (26), despertou o interesse dos visitantes do estande da Câmara. "Quando falamos da missão da Argélia para o Brasil, a maioria das empresas demonstrou interesse em se inscrever", disse Andréa Monteiro, gerente de marketing da CCAB.
Entre as empresas interessadas em exportar para os países árabes, que compareceram ao estande, estão a Companhia Nacional de Álcool, que fabrica produtos de limpeza; a Pomagri, com interesse em vender frutas; a Rebière, de gelatinas; a Europa, que comercializa filtros de água; a Coperlab, distribuidora de produtos para laboratórios; e a Botto Auto Gen, do setor de autopeças. A BID, que fabrica doces de amendoim, também quis saber mais sobre o mercado árabe.
De acordo com Odair Busoli Filho, diretor da Transnacional, a feira terminou com um saldo positivo. Segundo ele, muitas empresas que estão começando agora no ramo de comércio exterior foram ao evento para se informar com os mais de 80 expositores presentes.
O movimento de visitantes no primeiro dia da feira foi 40% maior do que o registrado no primeiro dia do ano passado. Já no segundo dia o acréscimo foi de 30%. "Tivemos um resultado super positivo", afirmou Busoli.
No encerramento do evento, houve uma mesa redonda com oito empresários, mediada pela jornalista Miriam Leitão, que debateu os problemas de infra-estrutura e logística no Brasil.

