São Paulo – Após mais de 15 anos de parcerias e atividades conjuntas, instituições do Marrocos e do estado do Ceará assinaram, na última semana, um acordo científico e acadêmico que prevê ampliação da cooperação em ciência e educação. Os envolvidos são pesquisadores brasileiros e marroquinos da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e do Instituto Agronômico e Veterinário Hassan II, esse último de Rabat, no Marrocos.
De acordo com informações divulgadas pela Funceme e pela UFC, o acordo firmado prevê mais cooperação em áreas estratégicas para as instituições, como gestão da água, sistemas alimentares sustentáveis, resiliência climática e desenvolvimento regional, e intercâmbio de pesquisadores, estudantes e engenheiros, com estímulo à recepção de profissionais em cada instituição parceira, ao reconhecimento de diplomas e à supervisão de pesquisas voltadas à formação científica de alto nível.
O acordo foi celebrado durante a 3ª Conferência Internacional em Clima e Desenvolvimento em Regiões Áridas, Semiáridas e Subúmidas Secas (ICID III), que ocorreu no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, a capital do estado, entre os dias 15 e 19 de setembro. A UFC assinou o documento por meio do seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Recursos Hídricos (Cepas). As instituições já levaram adiante em colaboração uma série de projetos, entre eles publicações e ações de campo.
Leia também:
Marrocos leva artistas e cocuradora à Bienal de SP


