Da redação*
São Paulo – Nesta quarta-feira, às 15h, o ministro das Relações Exteriores Celso Amorim recebe, no Itamaraty, os quatro deputados federais que integraram a comitiva de parlamentares brasileiros à Palestina. Os deputados entregarão o relatório oficial da viagem e apresentarão ao governo brasileiro propostas de ações pela paz na região.
Durante uma semana (entre os dias 16 e 24 de abril) a comitiva cumpriu extensa agenda de compromissos oficiais na região e foi recebida por diversas autoridades, entre elas o presidente da Autoridade Nacional Palestina Yasser Arafat e o primeiro-ministro palestino Ahmed Korei.
Os deputados federais Jamil Murad (PCdoB–SP), Vanessa Grazziotin (PCdoB–AM), Nilson Mourão (PT–AC) e Leonardo Mattos (PV–MG) estiveram em várias cidades palestinas e fizeram uma visita de reconhecimento ao muro de 700 quilômetros que está sendo construído por Israel para isolar os territórios palestinos ocupados.
Durante a semana em que estiveram na região, mais de 20 pessoas foram mortas na Cisjordânia e na Faixa de Gaza, num clima de violência que pôde ser presenciado pelos parlamentares brasileiros.
Elogios a Ouro-Preto
O balanço da viagem, divulgado no relatório entregue também ao presidente da Câmara dos Deputados, é altamente positivo. Eles elogiam a indicação de Affonso Celso de Ouro-Preto para o cargo de embaixador extraordinário para o Oriente Médio, com sede em Ramallah e e querem que o governo brasileiro defenda o envio imediato de uma força de paz com tropas de separação comandadas pela ONU para a região.
Os parlamentares também defendem a integração do país no Comitê para o Exercício dos Direitos Inalienáveis do Povo Palestino, estabelecido pela Resolução 3236/75 da Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas e do qual participam 30 países, entre eles Índia e África do Sul.
Além dos deputados, a comitiva foi formada pelo embaixador da Palestina no Brasil Musa Amer Odeh, pelo Presidente Honorário da Federação Palestina na América Latina e Caribe Farid Suwwan e pelos jornalistas Samy Adghirni (Correio Braziliense), Otávio Dias (Folha de São Paulo) e Anselmo Massad (Revista Fórum).
*Com informações da assessoria de imprensa do deputado Jamil Murad

