São Paulo – O Centro Cultural Brasil-Líbano promove a exposição Recycle into Art, de 15 a 22 de maio. A mostra celebra o Dia Internacional da Reciclagem (17 de maio) e pretende estimular o reaproveitamento de materiais no país árabe.
“O Líbano é um país que recicla pouco seu lixo. Queremos promover isso porque achamos a data importante”, explica Samia Yakzan, diretora do centro. “A gente quer conscientizar [a população], por isso vamos promover também um workshop para crianças, para mostrar a importância da reciclagem”, destaca.
A exibição traz peças de moda e decoração, como bolsas, acessórios, enfeites, vasos e pufes feitos pela artista brasileira Katia Awar e pela espanhola Sandra Fernandez. “Vamos expor e convidar pessoas ligadas ao mundo da moda para que os produtos possam vir a ser comercializados depois”, diz Yakzan.
A diretora do centro conta que Awar é especialista em reciclagem. Entre seus trabalhos está a realização de um workshop sobre o tema para crianças libanesas, coordenado pela Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Unifil) e pela Força Tarefa Marítima comandada pelo Brasil no país árabe. Fernandez já foi professora de espanhol e agora se dedica a trabalhos com materiais recicláveis.
A exposição vai contar com cerca de 50 peças e, no dia da abertura, será exibido o documentário Lixo Extraordinário (Waste Land), do artista brasileiro Vik Muniz. A obra, feita com catadores do depósito de lixo do Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, mostra como é possível produzir arte a partir dos detritos encontrados ali.
Serviço
Recycle into Art
De 15 a 22 de maio
Centro Cultural Brasil-Líbano
Abertura: 15 de maio, às 18 horas
Visitação: de segunda à sexta, das 10 às 20 horas
Endereço: Mar Mitr street, Trad building, nº176, Achrafieh – Beirute
Entrada gratuita
O workshop para crianças ocorre no dia 16, às 16h30


