São Paulo – O Centro Cultural Brasil Líbano, em Beirute, vai iniciar um projeto teatral para promover a obra do poeta lusitano Fernando Pessoa. O projeto terá início nos dias 16 e 23 deste mês e está aberto à participação de libaneses adultos que estejam aprendendo a língua portuguesa.
“A ideia é fazer com que os alunos treinem o idioma com um poeta conhecido. É um desafio para a gente e para os alunos”, afirma Samia Yakzan, diretora do centro. Libaneses que não sejam alunos do centro também podem participar desde que tenham conhecimento de português. Os participantes terão um curso sobre o trabalho de Pessoa e, no final do ano, montarão uma peça com base em um texto do autor.
Yakzan conta que o projeto está sendo realizado em parceria com a entidade Amigos de Portugal e o curso será coordenado por uma representante da associação.
“Vamos usar um texto em prosa, uma coisa simples, algo que Fernando Pessoa escreveu e que possamos transmitir de maneira mais teatral. Vamos adaptar um texto simples a uma peça de teatro”, revela.
Segundo Yakzan, Fernando Pessoa é um nome famoso no Líbano. “Ele ficou muito conhecido no mundo por suas frases célebres”, diz a diretora. O projeto teatral com o autor português ainda é um piloto e deve servir de base para novas atividades. “Estamos com bastante vontade de continuar. É uma maneira legal de aprender português de forma interativa”, comenta.
De acordo com a diretora, em geral os alunos precisam ter estudado de um a dois anos a língua portuguesa para terem um nível adequado à participação no projeto. Ela destaca, no entanto, a velocidade com que os estudantes costumam aprender o idioma: “É surpreendente quanto os libaneses aprendem rápido o português. Como eles falam francês, que é uma língua latina, isso ajuda. Tem gente que faz um módulo e já tem um vocabulário riquíssimo”.
Serviço
Projeto Teatro – Homenagem a Fernando Pessoa
Dias 16 e 23 de setembro – Inscrições até 12 de setembro
Local: Centro Cultural Brasil Líbano
Endereço: Mar Mitr Street, Trad building nº176 Achrafieh – Beirute
Curso ministrado em português. Participação gratuita.


