São Paulo – O Centro Cultural Brasil Líbano está com uma vaga aberta para professor de língua portuguesa. A seleção está sendo feita pela embaixada do Brasil em Beirute e os interessados devem enviar seu currículo até o dia 02 de setembro. Homens e mulheres podem se candidatar.
A seleção para a vaga será feita por meio da análise de currículos e por entrevista pessoal. Para se candidatar ao posto é preciso ter formação superior no curso de Letras com habilitação em Português, ter cidadania libanesa ou, no caso de brasileiros, ter dupla cidadania ou permissão de residência e trabalho no Líbano.
Aberto desde setembro de 2011, o Centro Cultural Brasil Líbano oferece aulas de língua portuguesa em módulos regulares (de três meses) e intensivos (de um mês). O candidato selecionado irá iniciar suas atividades já em outubro deste ano, tendo o período de dois meses contados como experiência.
O novo professor será contratado conforme a legislação trabalhista libanesa e terá carga horária de trabalho de 20 horas semanais. O salário oferecido para a vaga é de 1,65 milhão de libras libanesas, o equivalente a R$ 2.620.
O contrato de trabalho será de um ano, podendo ser renovado indefinidamente. Além da fluência em português, o candidato também precisa falar francês ou inglês. Caso não haja candidatos à vaga com formação em Letras habilitados em Português, a embaixada irá considerar candidatos com outras formações universitárias. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 06 de setembro.
Libaneses falando português
Segundo Fábio de Oliveira, responsável pelo setor cultural da embaixada do Brasil em Beirute, a maior parte dos libaneses que buscam as aulas de português tem algum interesse específico em terras brasileiras. “Muitos possuem familiares residentes no Brasil”, explica.
O diplomata conta que a procura pelas aulas de língua portuguesa tem sido cada vez maior. “Uma das razões é o potencial econômico e turístico que o Brasil tem assumido nos últimos anos. Além disso, há pessoas que tencionam realizar estudos acadêmicos no País, bem como profissionais libaneses que buscam oportunidades de trabalho em outros países de língua portuguesa”, destaca.
De acordo com Oliveira, eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 também têm atraído libaneses que planejam viajar ao Brasil nesses eventos para as aulas de língua portuguesas no Centro Cultural.
Serviço
Os interessados na vaga de professor devem enviar seus currículos para:
Embassy of Brazil in Beirut
Embassy Complex
Rue de l’Armée, Serail Hill
P.O.Box 11-562 – Beirut
Mais informações sobre a vaga estão disponíveis na página do Centro Cultural Brasil Líbano no Facebook (www.facebook.com/BrasiLiban?fref=ts).


