São Paulo – O Centro Cultural Brasil Líbano, em Beirute, passará a aplicar testes para a obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) a partir de abril de 2016. A equipe do centro, que é subordinado à embaixada brasileira no Líbano, passou por um treinamento entre os dias 31 de agosto e 03 de setembro, e o local será o primeiro e único centro aplicador do exame no Oriente Médio.
“Acho que isso é vanguardista. O Brasil e o Líbano têm fortes laços históricos. É inovador e é um elemento provocador que vai trazer mais alunos e pessoas interessadas [em aprender o idioma]”, avalia Najua Bazzi, diretora do centro, sobre a aplicação do exame no local. Segundo ela, até agora, quando a instituição era procurada por pessoas que queriam prestar o teste de proficiência, a equipe indicava um centro de aplicação em Paris.
Para ela, a possibilidade de comprovação da proficiência na língua portuguesa deve oferecer importantes oportunidades especialmente aos jovens que buscam crescimento profissional. “A imigração do jovem libanês que busca se aprimorar nos estudos ou na carreira [no Brasil] é muito mais fácil a partir do momento que ele tem o Celpe-Bras”, aponta Bazzi.
Além de libaneses, Bazzi afirma que espera uma demanda de interessados em realizar o exame de pessoas de outros países da região, como Jordânia, Emirados Árabes Unidos e Egito.
O Celpe-Bras é desenvolvido pelo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A prova avalia as habilidades de escrita, leitura, compreensão auditiva e comunicação oral. O exame não pode ser realizado por pessoas que tenham apenas o nível básico do idioma e os examinados podem ser classificados em quatro níveis: intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior.
O treinamento realizado no centro em Beirute foi ministrado por Matilde Scaramucci, professora titular do Departamento de Linguística Aplicada da Universidade de Campinas (Unicamp) e por Eunice Santos, do Inep. Com isso, o Centro Cultural Brasil Líbano, passou a contar com oito examinadores.
A partir de outubro deste ano, o Centro Cultural Brasil Líbano já passa a oferecer um curso preparatório para a realização da prova. “Vamos trabalhar as quatro competências e mostrar o formato do exame”, diz Bazzi.
As provas do Celpe-Bras ocorrem duas vezes por ano, sempre nos meses de abril e outubro. Os exames têm três horas e vinte minutos de duração. A parte de comunicação oral será a única que será avaliada pelos examinadores no Líbano, as demais habilidades, que integram a parte escrita da prova, serão enviadas ao Brasil e avaliadas por profissionais do Inep. No centro do Líbano, a cada aplicação do exame, 60 pessoas poderão realizar a prova.
Bazzi destaca que o Celpe-Bras é uma exigência de universidades públicas no Brasil para a admissão de estrangeiros e diz que, cada vez mais, empresas privadas estão demandando o exame de estrangeiros que queiram trabalhar em seus quadros no País.
O exame do Celpe-Bras pode ser realizado por estrangeiros de qualquer nacionalidade a partir dos 16 anos. O custo para prestar a prova é de US$ 50 e a inscrição deve ser feita previamente pela internet pelo site http://celpebras.inep.gov.br/inscricao/. Mais informações sobre a realização do exame no Líbano podem ser obtidas pelo telefone +961 1 322905.


