São Paulo – Neste ano o mundo deve utilizar 104 milhões de toneladas de cereais para produzir biocombustíveis. O número consta num relatório da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), divulgado na última semana. De acordo com o levantamento, o volume representa 5% da produção global de cereais.
As informações são do site da ONU no Brasil. O principal cereal utilizado na produção de biocombustível é o milho. O Brasil, um dos grandes produtores mundiais deste tipo de combustível, porém, utiliza a cana-de-açúcar, que não é um cereal, na produção de etanol. Já os Estados Unidos usam o milho.
Os norte-americanos devem produzir neste ano 91 milhões de toneladas de milho. O aumento, de acordo com o relatório da FAO, será de 19% sobre 2008. O crescimento da colheita vai ocorrer em função da produção do biocombustível.
Apesar disto, deve haver queda na produção mundial de cereais neste ano sobre 2008. De acordo com o estudo do organismo das Nações Unidas, chamado "Perspectivas de Plantações e Situação Alimentar", as causas da menor produção são o mau tempo e os altos custos da produção, principalmente nos países em desenvolvimento.
De acordo com entrevista do diretor do escritório da FAO nos Estados Unidos, Daniel Gustafson, à Rádio ONU, de Washington, a produção de 2009 não tem como competir com o recorde de 2,2 bilhões de toneladas produzidos em 2008.
"Por um lado, em função da redução na área plantada por causa da diminuição de preços em alguns produtos. Outros fatores seriam a seca na Argentina, que afetou o trigo, seca também na Ásia e em outras partes. De modo geral, a situação é bastante boa, mas inferior a 2008", explicou. O relatório prevê uma colheita de milho muito menor no sul da África.
De acordo com a FAO, os preços dos alimentos continuam altos em vários países em desenvolvimento. "Os preços continuam altos para consumidores, especialmente nos países que importam muito, e a crise continua", disse. Na América do Sul, o caso mais grave é o da Argentina, onde a produção de trigo foi cortada ao meio.

