São Paulo – O chef de cozinha da Casa da Fazenda do Morumbi, Vincenzo Vessicchio, resolveu inovar a comida brasileira com um cereal egípcio, o farro. Há cinco meses ele incluiu o grão no cardápio do restaurante paulista que desde então vem conquistando o paladar de muitos brasileiros. “Eu trouxe para o Brasil porque achei muito interessante e diferente”, afirmou o chef.
O farro, que tem uma aparência marrom clara, similar a do trigo usado para fazer farinha, foi um dos primeiros cereais utilizados na culinária no antigo Egito e cultivado durante séculos na região do Mediterrâneo. De acordo com Vessicchio, que é italiano e está no Brasil há dois anos, a ideia de trazer o cereal para a culinária brasileira foi após sua última visita a Itália. “Lá se usa muito farro. Principalmente na região central e sul”, disse.
O ingrediente, que é rico em carboidrato, não é utilizado todos os dias na Casa da Fazenda, apenas nos finais de semana. Segundo Vessicchio, o grão é usado na preparação de saladas, sopas e massas, como macarrão, pão e pizza. “O farro tem diversas propriedades e dá um sabor diferente ao alimento. Também costumo usar o farro em sobremesas e preparar o farroto (tipo de risoto)”, acrescentou o chef.
O cereal usado na culinária da Casa da Fazenda é importado da Itália e já vem descascado. Segundo Vessicchio, o tempo de cozimento do farro é de 35 minutos. “O público brasileiro gosta de novidade. Conversei com muitos clientes que disseram que gostaram da novidade e vieram me perguntar o que era”, disse.
História
No antigo Egito, o farro tinha tamanha importância que era visto como um alimento precioso e servia como oferenda aos deuses. Durante o Império Romano, o cereal também era muito usado pelos romanos que preparavam um tipo de polenta para ser misturada com queijos, carnes e molhos. “O cultivo do farro foi espalhado para toda região do Mediterrâneo, como Grécia e Itália”, disse Vessicchio.
Além do grão ter um alto valor nutricional e energético, o farro tem proteínas que beneficiam os praticantes de atividade física, fibras que auxiliam na digestão e na normalização do colesterol e pode ser consumido por diabéticos.
Serviço
Casa da Fazenda do Morumbi
Endereço: Avenida Morumbi, 5594
Tel. (11) 3742-2810
Site: www.casadafazenda.com.br

