São Paulo – O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) implementou assinatura eletrônica para certificados fitossanitários que acompanham a exportação de produtos vegetais, segundo informações divulgadas pela pasta nesta quarta-feira (15). O objetivo é reduzir o contato físico entre agentes de comércio exterior e a fiscalização federal em meio à pandemia da covid-19.
Segundo a coordenadora-geral de fiscalização e certificação fitossanitária Internacional do Mapa, Edilene Cambraia, só auditores fiscais federais agropecuários cadastrados e com token – dispositivo eletrônico gerador de senhas – válido estão aptos a emitir o certificado dentro da nova modalidade. Os documentos também terão QR Code, que permite a checagem da sua autenticidade.
Outra medida no comércio internacional de produtos vegetais em função do coronavírus foi a implementação emergencial do envio e recebimento eletrônico de cópia dos certificados fitossanitários. Segundo o Mapa, as autoridades fitossanitárias brasileiras poderão fazer a trocar dos certificados de produtos vegetais exportados e importados de forma eletrônica com os demais países. Além de diminuir o contato entre as pessoas, isso deve ajudar a contornar o atraso de envios de documentos por cancelamento de voos.