São Paulo – Nos restaurantes, a carne halal recebida deve ser identificada e armazenada separadamente de produtos que não são halal, a preparação de um alimento halal não pode ter como ingrediente ou condimento gordura ou banha de porco ou composições a base de bebidas alcoólicas, e o óleo para fritar alimentos halal precisa ser separado dos demais óleos utilizados na cozinha.
Essas são algumas das instruções que constam no Manual de Procedimento & Preparo de Alimentos Halal que a certificadora Alimentos Halal Brasil vem distribuindo para restaurantes, buffets e hotéis que atendem consumidores muçulmanos no Brasil. Mais de 50 exemplares já chegaram a esses estabelecimentos desde o lançamento da primeira versão desse guia, em 2014.
Halal significa “permitido” no islamismo e atualmente é usado para classificar produtos que podem ser consumidos por muçulmanos, já que foram preparados respeitando as premissas do Islã. Empresas credenciadas na área emitem certificados halal, atestando que o processo produtivo seguiu essas regras.
O procedimento halal é tão importante quanto a matéria-prima halal
Nasser Khazraji
A Alimentos Halal do Brasil, além de certificadora, é distribuidora de proteína halal no mercado brasileiro e percebeu a necessidade de orientação dos restaurantes. “O procedimento halal é tão importante quanto a matéria-prima halal. Se você tiver a matéria-prima e não souber manipular, pode cometer um erro que vai afetar todo o processo”, diz o diretor da certificadora, Nasser Khazraji.
O diretor relata que antes da Copa do Mundo da Federação Internacional de Futebol (Fifa) no Brasil, em 2014, a certificadora começou a receber contatos de companhias aéreas, entidades, hotéis e centros de treinamentos que iriam receber seleções de países muçulmanos para saber o que levar em conta ao preparar suas refeições. Na época, a certificadora ofereceu treinamento e elaborou a primeira versão do manual para os profissionais envolvidos com a alimentação das equipes formadas por muçulmanos.
Desde então esse tipo de demanda de orientação chega para a Alimentos Halal do Brasil e a certificadora foi aperfeiçoando o seu manual a partir das experiências. Khazraji lembra de grandes eventos em que muçulmanos participam no Brasil, gerando essa necessidade, como os encontros do BRICs no Rio de Janeiro ou mesmo o campeonato de UFC que acontecerá na capital fluminense no próximo outubro.
Mas independentemente dos grandes eventos, quando recebe algum pedido de distribuição de proteína halal, a Alimentos Halal do Brasil normalmente oferece o manual de forma gratuita para o restaurante, buffet ou hotel. Khazraji explica que o material foi elaborado levando em conta as condições dos estabelecimentos, inclusive os de pequeno porte, que têm limitações de espaço. “A gente fez toda essa orientação para que eles possam se adequar”, diz.
O Manual de Procedimento & Preparo de Alimentos Halal foi elaborado pela Alimentos Halal do Brasil com o Centro Islâmico no Brasil. Alimentos Halal do Brasil é o braço de certificação do centro, que tem também uma editora, a Arresala. O manual tem versão digital e física e última edição é de cerca de um ano atrás. Khazraji diz que ele está disponível a todos que querem se informar sobre o procedimento halal.
Acesse o manual aqui.


