São Paulo – Representantes do grupo argelino Cevital tiveram reunião com o governador do Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB/MT), na última semana para dar andamento ao projeto de instalação de uma usina produtora de etanol no estado. As informações foram publicadas no site do governo do Mato Grosso. A usina produzirá etanol de milho no município de Vera.
Na reunião esteve presente o representante da Cevital no Brasil, Paulo Hegg. Segundo conversa com o governador, no mesmo local serão instaladas mais adiante outras agroindústrias, como uma esmagadora de soja e milho e uma fábrica de ração. A expectativa é que o grupo invista US$ 750 milhões na região e gere três mil empregos, em um projeto que levará entre três e cinco anos para ficar pronto, de acordo com dados divulgados pelo governo.
A conversa girou em torno de questões práticas do processo, como licenciamento, incentivos fiscais, financiamento e fornecimento de energia, para as quais o governador ofereceu o apoio. “Chegamos à conclusão que devíamos estar mais próximos dos produtores e a maior parte destes produtos estão em Mato Grosso. Desta forma resolvemos priorizar o estado dentro da implantação no Brasil”, disse Paulo Hegg, segundo declaração publicada no site do governo.
O projeto de instalação de uma usina em Vera já foi tema de reportagem da ANBA, no começo deste ano, quando Hegg falou dos planos da Cevital para o Brasil, que na época eram de investimentos de US$ 1,5 bilhão, incluindo agroindústrias e estruturas para operação logística. Além do Mato Grosso, o grupo já anunciou investimentos no estado do Pará.
A Cevital é o maior grupo privado da Argélia e atua em vários setores, como agroalimentar, varejo, indústria e serviços. A empresa tem operações no seu país e no exterior.


