São Paulo – A 16ª edição da feira de construção civil Project Lebanon acabou nesta sexta-feira (03), em Beirute, e mostrou às empresas brasileiras que há chances de lucrar ao fazer negócios com o país árabe. Representante das marcas Roca, Incepa, Celite, que produzem metais e louças sanitárias, Henry Bousaad afirmou que fez contatos durante a feira para vender para mais compradores ainda neste ano.
Bousaad espera que, depois desta edição da mostra, que começou em 31 de maio, seus negócios no país aumentem. “Não fechei contratos na ocasião, mas fiz muitos contatos que poderão aumentar minhas vendas nos próximos meses”, afirma. Ele representa os mesmos fabricantes há mais de 12 anos e afirma que vende entre seis e 12 contêineres de produtos brasileiros no Líbano todos os anos. “Vou aumentar a quantidade de contêineres que comercializo aqui no Líbano. A feira foi muito boa”, afirmou.
A Project Lebanon reuniu cerca de 600 expositores de 25 países. É uma das principais feiras do Líbano. Pela primeira vez nas 16 edições, o evento teve a participação da embaixada do Brasil em Beirute. A representação diplomática e o Ministério das Relações Exteriores montaram um estande de 90 metros quadrados, do qual, além da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira , participaram empresas como Dacaza, Portobolello e Manfield, entre outras. Algumas companhias já fecharam negócios. Outras marcaram reuniões para depois do evento.
De acordo com o chefe do departamento comercial da embaixada brasileira em Beirute, Rodolfo Ribeiro, a Project Lebanon abriu portas para que empresas brasileiras que ainda não atuam no Líbano passem a vender para o país. “A feira foi excepcional, superou todas as nossas expectativas. Acho que muitas empresas brasileiras vão entrar no Líbano”, afirmou.
Nos primeiros quatro meses deste ano, o Brasil exportou US$ 92,5 milhões em produtos para o Líbano, 14,7% a mais do que os US$ 80,6 milhões exportados no mesmo período do ano passado. Carnes, bovinos vivos e café foram os principais produtos exportados. Juntos, esses produtos foram responsáveis por 78,5% das vendas no período.