São Paulo – O ministro das Relações Exteriores da Jordânia, Salaheddin Al-Bashir, estará no Brasil esta semana. Na terça-feira (15) ele vai se encontrar, em Brasília, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o chanceler Celso Amorim. Na quarta, o ministro vem a São Paulo e visitará a sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
O principal objetivo da viagem é preparar a visita do rei Abdullah II ao Brasil, prevista para outubro, a primeira de um monarca jordaniano. “Ele [Al-Bashir] vai falar sobre as relações bilaterais, a aceleração da assinatura de acordos em diversas áreas e especialmente a visita do rei”, disse à ANBA o embaixador do país árabe em Brasília, Ramez Goussous.
De acordo com o chefe do Departamento do Oriente Médio I do Itamaraty, Cláudio Nascimento, estão sendo negociados acordos para serem assinados quando o rei estiver no Brasil. O que está em estágio mais avançado, segundo ele, é um na área de turismo, que tem como objetivo ampliar o fluxo bilateral de turismo.
“Estamos tentando fazer acordos em outras áreas também para preencher a visita do rei, para que ela seja a mais abrangente possível”, afirmou Nascimento.
Existem convênios sendo negociados nos setores de transporte marítimo, ciência e tecnologia e tecnologia agrícola. O embaixador Goussous acrescentou que existe interesse também na assinatura de acordos na seara econômica e no ramo de energia, entre outros. O Mercosul e a Jordânia negociam ainda um tratado de preferências tarifárias fixas.
De acordo com Goussous, com Lula e Amorim o chanceler jordaniano deverá falar também sobre a situação atual do Oriente Médio, especialmente dos conflitos que atingem a região e repercutem pelo mundo todo. Ele ainda vai participar de um jantar oferecido pelo Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil.
Comércio
Na Câmara Árabe, Al-Bashir vai tratar da área comercial da visita do rei. Segundo o presidente da entidade, Antonio Sarkis Jr., o monarca virá acompanhado de uma delegação de empresários e a organização das atividades nessa seara terá participação da Câmara. “A Câmara é parceira desse acontecimento, ela vai colaborar organizando a parte comercial da visita”, disse Sarkis.
Nesse sentido, paralelamente à viagem do ministro, estará em São Paulo o enviado do Conselho de Investimentos da Jordânia (JIB, na sigla em inglês), Ibrahim Al Majali, que, além da diretoria da Câmara, terá encontros com representantes da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Agência de Promoção das Exportações e Investimentos do Brasil (Apex), Departamento de Promoção Comercial do Itamaraty, ente outras organizações. O JIB quer realizar um fórum de investimentos durante a visita do monarca.

