São Paulo – O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, se reuniu com lideranças árabes na tarde de terça-feira (29), em Nova York, nos Estados Unidos, e reforçou o apoio do Brasil à Questão Palestina e ao fim das hostilidades na região. Vieira esteve na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) para participar da Conferência Internacional para a Solução Pacífica da Questão da Palestina e a Implementação da Solução de Dois Estados.
Ao primeiro-ministro da Palestina, Mohammad Mustafa, Vieira condenou o agravamento da situação humanitária em Gaza, reiterou a necessidade de se encerrarem as operações militares na região e o apoio do Brasil ao direito “inalienável” à autodeterminação do povo palestino e à solução de dois Estados.
De acordo com o Itamaraty, o chanceler enfatizou também a importância para que países que ainda não reconheceram a o Estados da Palestina o façam, além de o Estado palestino ser aceito como membro pleno das Nações Unidas. Atualmente, é um estado observador não membro.
Com o chanceler jordaniano, Ayman Safadi, o ministro apoiou as medidas da Jordânia, país vizinho à Palestina, para assegurar a entrega de ajuda humanitária em Gaza. Ainda na agenda paralela à conferência, Vieria participou de um encontro informal da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Próximo (Unrwa).
Leia também:
Brasil participa de diálogo sobre Palestina


